Consulta? Chega acusa Comissão Europeia de "enviesamento ideológico"

O Chega no Parlamento Europeu criticou hoje a consulta pública lançada pela Comissão Europeia sobre ameaças à democracia no bloco comunitário, considerando que há um "enviesamento ideológico", e decidiu contrapor com um inquérito sobre "pluralismo político".

Notícia

© Getty Images

Lusa
06/05/2025 14:01 ‧ há 4 horas por Lusa

Política

Chega

Em comunicado, divulgado hoje, o partido considerou que a consulta pública que a Comissão Europeia está a fazer, intitulada "Escudo Europeu da Democracia" e que visa avaliar ameaças à democracia dos 27 países da União Europeia (UE), é complexa, impossível de realizar "pela maioria das pessoas" e tem um "enviesamento ideológico".

 

A consulta pública desta iniciativa do executivo de Ursula von der Leyen começou no dia 31 de março e acaba no dia 26 de maio.

O Chega, através do eurodeputado António Tânger Corrêa, defendeu que está a crescer a "perceção de que as opiniões fora do discurso dominante são marginalizadas e excluídas do debate público europeu, estando a tentar legitimar-se a censura como regra, sobretudo nos espaços onde subsiste a liberdade de expressão".

No entanto, o partido não apresenta dados que sustentem a perceção da marginalização do discurso.

Na mesma nota informativa, o partido anuncia que criou um inquérito 'online' que, de acordo com a força política, foi adotado pelos Patriotas pela Europa, a família política na qual o Chega está inserido no Parlamento Europeu e que agrega a maioria dos partidos de extrema-direita.

O objetivo da iniciativa do partido é avaliar a perceção sobre "liberdade de expressão, o pluralismo político e a representatividade democrática no espaço europeu", mas também perceber de que maneira as "políticas da União Europeia" têm influência "nos meios de comunicação, na esfera pública e na participação cívica".

O partido também quer, através do inquérito, avaliar o "grau de confiança nas instituições europeias e o sentimento de representatividade nas decisões tomadas em Bruxelas", indicou ainda a nota informativa.

Leia Também: Ventura distingue Cristina Rodrigues de casos do PSD

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas