Pó verde, reações e leilão: O que se passou entre Rui Rocha e ativistas?

Rui Rocha foi atingido com pó verde durante um comício em Lisboa. Agora vai apresentar queixa e leiloar o fato. Os restantes partidos condenaram o protesto dos ativistas, defendendo que "nada o justifica".

NotíciaVídeo

© Tiago Petinga/Lusa

Notícias ao Minuto com Lusa
12/05/2025 08:00 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Política

Legislativas

O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, estava num palco de um comício em Lisboa a discursar, no domingo, quando dois ativistas lhe apareceram ao lado com um cartaz contra os combustíveis fósseis e atiraram pó verde. O liberal tirou o blazer, mas continuou a falar (pode ver ou rever o momento no vídeo no topo do texto).

 

"Esta é a casa da liberdade, onde todos direito a falar, mas nós também temos direito a falar e a ter as nossas escolhas. Esta é a casa da liberdade", disse, quando os dois ativistas foram retirados do palco.

Os jovens interromperam Rui Rocha precisamente numa altura em que contava à plateia a história de vida e frisava que tinha sempre crescido no trabalho por mérito e com reconhecimento pela "competência, rigor e integridade". Depois do protesto, recuperou a parte onde estava no discurso para afirmar que tinha crescido no seu trabalho "contra tudo e contra todos".

"E estes que aqui apareceram nem sequer são os mais pesados, tive muitas mais contrariedades na minha vida que venci", afirmou, perante o aplauso dos membros da IL.

Entretanto, a ação foi reivindicada pelos estudantes do movimento fim ao fóssil, precisamente o mesmo movimento que, na campanha para as últimas eleições legislativas, a 28 de fevereiro de 2024, tinham atingido o presidente do PSD, Luís Montenegro, com tinta verde na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

IL vai apresentar queixa. Rui Rocha leiloará fato em vez de pedir indemnização

Quando o líder da IL terminou o discurso no espaço Lisboa ao Vivo (LAV), que fez com a cara e uma parte da camisa coberta por tinta verde, o partido revelou que vai apresentar queixa contra os dois jovens ativistas.

IL vai apresentar queixa contra ativistas que atingiram Rui Rocha

IL vai apresentar queixa contra ativistas que atingiram Rui Rocha

A IL vai apresentar queixa contra os dois jovens ativistas que atingiram hoje Rui Rocha com pó de tinta verde durante um comício em Lisboa, estando a tentar identificá-los.

Lusa | 18:05 - 11/05/2025

No entanto, ao contrário de Luís Montenegro, Rui Rocha não vai pedir qualquer indemnização, optando por leiloar o fato. O valor reverterá a favor da Associação Acreditar.

"Nada o justifica". Partidos condenam protesto

Entre os primeiros a reagir, o líder da AD e primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou solidariedade para com o líder da IL, considerando que o debate "nunca pode ser feito com violência".

"Nada o justifica". Montenegro manifesta solidariedade à IL

O líder da AD e primeiro-ministro manifestou a sua solidariedade para com o líder da IL, que foi hoje atingido com pó de tinta verde num comício em Lisboa, considerando que o debate "nunca pode ser feito com violência".

Lusa | 19:14 - 11/05/2025

O presidente do Chega, André Ventura, condenou o incidente, considerando que quem o fez prestou "um péssimo serviço à democracia".

O PAN teve a mesma opinião, com Inês Sousa Real a interpretar o protesto como um "desrespeito para quem está a trabalhar em prol da democracia".

"Um desrespeito". PAN condena ataque a líder da Iniciativa Liberal

A porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, condenou hoje o ataque ao líder da Iniciativa Liberal com pó de tinta verde por parte de ativistas climáticos, considerando tratar-se de um "desrespeito para quem está a trabalhar em prol da democracia".

Lusa | 20:19 - 11/05/2025

À Esquerda, o porta-voz do Livre, Rui Tavares, também condenou o ataque e lembrou que "a democracia é um confronto de ideias – apenas ideias".

Leia Também: "O único voto útil é um voto naquilo que é a empatia e respeito"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas