A antiga e primeira deputada do Livre na Assembleia da República (AR), Joacine Katar Moreira, lançou duras críticas ao partido, liderado por Rui Tavares, na manhã desta segunda-feira, depois deste ter aumentado o número de assentos no hemiciclo de quatro para seis deputados, na noite eleitoral de domingo, 18 de maio.
"Um grupo de sonsos, moderados inúteis, belicistas mas fracos, com propostas para o país que que não lembram ao menino Jesus e grandes comedores de subvenções. Como é que não iriam crescer quando crescem os 'performers' todos?", escreveu a ex-parlamentar na rede social X.
Noutro tweet, Joacine ironizou ainda: "Porque aquilo que faz falta são os grandes discursos cheios de citações", referindo-se a diferentes intervenções de Rui Tavares e Isabel Mendes Lopes.
Um grupo de sonsos, moderados inúteis, belicistas mas fracos, com propostas para o país que que não lembram ao menino Jesus e grandes comedores de subvenções.
— JoacineKatarMoreira (@KatarMoreira) May 19, 2025
Como é que não iriam crescer quando crescem os performers todos? https://t.co/W0en2Gz0u8
Recorde-se que Joacine saiu do Livre em 2020 e passou a deputada não-inscrita, depois do partido lhe ter retirado confiança política por esta "não se articular, não discutir, não aceitar o mínimo conselho dos camaradas, como por exemplo a prioridade que o partido dá à ecologia".
Entretanto, nas eleições Legislativas de 2024, o Livre elegeu quatro deputados, aos quais somou mais dois este domingo, 18 de maio, nas eleições Legislativas antecipadas de 2025.
Leia Também: Livre: Único vencedor à Esquerda consegue mais dois deputados