"Não dignifica". Chega contra atuação de Nininho Vaz Maia em Azambuja

Cantor já se pronunciou. Atuação está prevista para o próximo sábado.

Notícia

© Getty Images/ Pedro Gomes/Redferns

Carmen Guilherme
21/05/2025 08:31 ‧ ontem por Carmen Guilherme

Política

Chega

O núcleo concelhio do Chega de Azambuja expressou-se contra a atuação de Nininho Vaz Maia na Feira de Maio, que se realiza entre 22 e 26 de maio, considerando que o cantor "não dignifica os valores da festa para a qual foi contratado". 

 

De realçar que Nininho Vaz Maia é cabeça de cartaz da Feira de Maio, organizada pela Câmara Municipal de Azambuja, liderada pelo Partido Socialista (PS). 

"Somos manifestamente contra a escolha do cantor Nininho Vaz Maia (cabeça de cartaz) para atuar na nossa festa – Feira de maio de 2025. E somos contra porque o mesmo ofende os princípios do Mundo Rural, do Camponês, do Campino, do Cavaleiro, do Folclorista, ou seja, do Homem Ribatejano, humilde, de trabalho árduo que tanto ama a sua terra", refere o Chega de Azambuja em comunicado.

A mesma nota aponta que o artista tem um "passado ligado à prática de rixas" e, atualmente, foi "constituído arguido por fortes suspeitas de branqueamento de capitais aliada a uma rede suspeita de tráfico de droga". 

"Obviamente que todos usufruem do estatuto da presunção de inocência, mas, no caso em concreto do cantor Nininho Vaz Maia, subsiste o passado criminal (condenação com trânsito em julgado) e, atualmente, a constituição de arguido por fortes suspeitas aliadas à prática de crimes graves", refere o partido, que defende que a "contratação não dignifica os valores da festa" para a qual o artista foi contratado.

O Chega de Azambuja acusa ainda a autarquia local de ir "atrás de modas e pluralidade de gostos" em vez de "respeitar o Homem Ribatejano". 

"Esperamos honestamente que com esta contratação o Executivo Municipal em Funções não deixe um dano irreparável na nossa Festa", remata o comunicado, assinado por Briana Batalha, presidente da Comissão Política Concelhia de Azambuja do Chega. 

Em declarações à rádio Valor Local, Silvino Lúcio, presidente da Câmara de Azambuja, considerou que o Chega não quer Nininho Vaz Maia nas festividades por "ser cigano" e recusou cancelar a contratação. 

Autarca diz que Chega não quer Nininho em Azambuja por

Autarca diz que Chega não quer Nininho em Azambuja por "ser cigano"

Cantor também já se pronunciou. Atuação está prevista para o próximo sábado.

Notícias ao Minuto | 09:04 - 21/05/2025

Nas redes sociais, o cantor acabou por reagir à posição do partido de André Ventura. "Se eu tinha dúvidas, hoje não me restam dúvidas nenhumas. Tudo a seu tempo. O mais importante é que este sábado estarei na Azambuja e conto com todos vocês. Obrigado por todo o carinho. Beijo grande", disse Nininho Vaz Maia.

É de realçar que o Chega foi o partido mais votado no concelho de Azambuja nas legislativas de domingo.

Recorde-se que o cantor foi constituído arguido no âmbito de uma operação de combate ao tráfico de droga, embora não seja o principal visado da investigação.

As investigações prosseguem, sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Loures, distrito de Lisboa.

[Notícia atualizada às 09h09]

Leia Também: Nininho Vaz Maia lança nova música e recebe apoio. "Mais um sucesso"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas