A partir de hoje, o Papa "herda no X as contas @Pontifex que já eram usadas por Papa Francisco e, antes dele, por Bento XVI e que, ao publicar em nove línguas (inglês, espanhol, português, italiano, francês, alemão, polaco, árabe e latim), atingem um total de 52 milhões de seguidores", indicou a mesma fonte.
Os conteúdos publicados pelo Papa Francisco serão em breve arquivados numa secção especial do site institucional da Santa Sé (Vatican.va).
No Instagram, a conta chama-se @Pontifex - Papa Leão XIV, a única conta oficial do Papa na plataforma, em continuidade com a conta do Papa Francisco @Franciscus.
Antes de ser eleito, o cardeal Robert Prevost era um utilizador regular do antigo Twitter e atual X, não hesitando em publicar posições políticas na conta @drprevost e críticas à política de imigração do Presidente norte-americano, Donald Trump, e do vice-presidente, JD Vance.
A presença dos Papas nas redes sociais começou em 12 de dezembro de 2012, quando Bento XVI lançou a conta @Pontifex no antigo Twitter, retomada alguns meses depois pelo Papa Francisco, eleito em 2013.
Em 19 de março de 2016, Francisco abriu também uma conta oficial no Instagram.
A presença de Francisco nas redes sociais foi significativa: cerca de 50 mil publicações no total, tanto nas nove contas @Pontifex como na @Franciscus, acompanharam quase diariamente o pontificado do Papa argentino.
Segundo o Vaticano, em 2020, ano marcado pela pandemia da covid-19, as mensagens foram vistas 27 mil milhões de vezes.
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito Papa no dia 08 de maio, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, o novo Papa pertence à Ordem de Santo Agostinho e foi prefeito do Dicastério para os Bispos.
Leão XIV sucede ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
[Notícia atualizada às 19h26]
Leia Também: Papa Leão XIV comprometido com diálogo entre Igreja Católica e judeus