O youtuber MrBeast está envolvido numa nova polémica devido a um dos seus mais recentes vídeos, onde visita monumentos e locais de interesse arqueológico no México - como é o caso de Chichén Itzá, onde se encontra a pirâmide de Kukulcán, e de Calakmul.
O vídeo em questão já conta com mais de 58 milhões de visualizações e está a levantar polémica devido ao facto destes locais não estarem abertos ao público e nem sequer a arqueólogos, algo que até é reconhecido pelo próprio youtuber.
“Não acredito que o governo nos está a deixar fazer isto. É realmente louco. Nem os arqueólogos têm permissão para vir aqui”, afirma MrBeast, notando na descrição do vídeo que este é uma “colaboração com o Conselho Mexicano de Turismo”.
Diz a CNN que o Instituto Nacional de Antropologia e História do México, uma agência ligada ao Ministério da Cultura do governo do país, já se pronunciou sobre o tema e adianta que as visitas foram levadas a cabo após serem feitos “pedidos formais”.
A própria presidente mexicana Claudia Sheinbaum já reagiu à situação, indicando que foram garantidas licenças para permitir a gravação destes conteúdos. No entanto, Sheinbaum fez um pedido ao Instituto Nacional de Antropologia e História para que reportasse “em que condições as licenças foram emitidas”.
“Se as licenças foram violadas, então devem ser determinadas que sanções aplicar”, declarou a presidente do México.
Leia Também: Competição do youtuber MrBeast terá mais duas temporadas