Tiago Djaló é um dos visados pelo processo disciplinar do FC Porto por ter estado, alegadamente, numa festa de aniversário do colega de equipa Otávio Ataíde, até às 04h00 da madrugada de domingo para segunda-feira, estando em risco de sair de forma imediata do clube português, uma vez que está emprestado pela Juventus.
No entanto, esta não é a primeira vez que o defesa-central azul e branco está envolto no centro de situações polémicas, nos últimos anos, entre as quais podemos recordar brigas em pleno relvado com colegas de equipa e adversários, e ainda algumas 'bicadas' a antigos clubes.
Confrontos com adversários... e colegas de equipa
Ao longo dos anos, temos assistido a vários episódios em que o defesa luso tem deixado a desejar no que toca às suas atitudes.
Isto, embora possa ser normal algumas picardias com adversários, como foi o caso quando jogou contra Neymar, num jogo em que o brasileiro acabou por ser expulso, em 2021, e em que o português até afirmou que o extremo do Paris Saint-Germain tinha de ter "mais respeito".
"No túnel, ele disse algumas coisas de que não gostei, ainda me atirou um adesivo à cara, e pronto. Já nem sei o que ele disse, mas não foi nada de bom. São coisas de jogo… Foi cada um foi para o seu canto e mais nada. (...) Devemos respeitar-nos, somos colegas de profissão, e é isso que falta ao Neymar, um pouco mais de respeito. Neymar tem de ter mais respeito", afirmou na altura o jogador do Lille.
O que já não pode ser tolerado é um jogador chegar ao ponto de entrar em confronto físico com um colega de equipa. Isto aconteceu quando Djaló, após o apito para o intervalo de um jogo amigável, frente ao Kortrijk da pré-temporada de 2021/22, foi a correr para Xeka e o empurrou, sendo que os dois atletas do Lille tiveram de ser separados por colegas e acabaram expulsos.
Noutra fase da mesma época, viu-se envolvido em confrontos, frente ao Bordeaux, que lhe valeram dois jogos de suspensão por parte da Comissão de Disciplina da Ligue 1.
Das noitadas recorrentes e o processo disciplinar...
Não é uma novidade que o internacional português gosta de uma boa saída à noite, tendo esta sido a razão de polémicas envolvendo o central por mais do que uma vez, esta temporada. Além do foco nesta situação da festa de aniversário de Otávio, que lhe valeu um processo disciplinar por parte do clube atual, é importante recordar que, na passagem de ano, o luso foi fotografado numa discoteca, em Madrid.
Esta última foi um caso mediático tardio, dado que as imagens foram publicadas a 2 de janeiro, mas foram partilhadas pela massa adepta dos dragões horas antes do encontro frente ao Vitória SC - que terminou num empate a uma bola -, que levou a que pensassem que tinha sido uma saída no dia anterior ao jogo.
... às 'bicadas' ao clube de formação
A saída de Tiago Djaló do Sporting não foi bem vista pelo defesa-central português e, numa entrevista dada ao Desporto ao Minuto em 2020, o próprio não escondeu que devia ter sido mais valorizado pelo clube da sua formação, criticando o facto de, só após a sua saída é que o emblema leonino começou a dar oportunidades aos jovens talentos da sua academia.
"Está no passado, não me tenho focado nisso, mas é algo em que penso. Há uns meses, saí, e desde que saí é que o Sporting começou, na minha opinião, a apostar nos jovens. Com mais talento do que eu ou não, o futuro o dirá. Fico muito triste, porque sabia que tinha muito para dar ao clube. Umas pessoas tinham noção, outras nem tanto, mas é a decisão de cada um", confessou o ex-atleta do clube de Alvalade.
Leia Também: Noitada no FC Porto. O caso, os quatro prevaricadores e o que se segue