O Sporting carimbou o passaporte para a final da Taça de Portugal, esta terça-feira, ao derrotar novamente o Rio Ave (1-2, agregado de 1-4), na Mata Real, ficando agora à espera do vencedor da eliminatória entre Benfica e Tirsense.
Com Pedro Gonçalves no onze, os leões entraram mais fortes e foram para o intervalo a vencer pela margem mínima, por via do cabeceamento certeiro de Gonçalo Inácio (12').
Já sem Pote em campo, coube a Viktor Gyokeres a responsabilidade de tranquilizar o conjunto de Rui Borges, aos 50 minutos, perante uma equipa de Petit, que o máximo que conseguiu fazer foi reduzir por intermédio de André Luiz (66'). Os leões focam-se, agora, na luta pelo bicampeonato.
Leão embalado por Inácio...
A grande novidade no onze inicial montado por Rui Borges foi a titularidade de Pedro Gonçalves, para além das entradas de Jeremiah St. Juste e Iván Fresneda, ditando as saídas de Geny Catamo, Eduardo Quaresma e Geovany Quenda. Já Petit trocou apenas Kostoulas por Panzo, mas teve ainda de colmatar a lesão de Abbey no aquecimento ao lançar Vrousai.
Matheus Reis e Gyokeres foram os autores das primeiras oportunidades dos leões, mas foi Gonçalo Inácio quem iniciou o triunfo da sua equipa, ao corresponder da melhor forma ao pontapé de canto de Zeno Debast (ligeiramente desviado em Gyokeres), com um cabeceamento certeiro apenas ao 12.º minuto da partida.
Apesar da desvantagem de três golos na eliminatória, os vilacondenses - a jogar em casa emprestada desde o temporal que afetou o Estádio dos Arcos - ainda ameaçaram o empate no primeiro tempo, mas Rui Silva travou as investidas de Tiknaz e André Luiz.
… e tranquilizado por Gyokeres
Geny Catamo rendeu Pedro Gonçalves no regresso dos balneários, enquanto Bakoulas ocupou o lugar de Aguilera, mas qualquer aspiração dos rioavistas acabaria por 'esbarrar' no golo de Gyokeres, ao minuto 50, na recarga a um remate do recém-entrado Catamo.
O Sporting entrou em modo gestão, já a pensar na luta pelo bicampeonato, com as entradas de Ricardo Esgaio, Biel Teixeira e Conrad Harder para os lugares de Debast, Trincão e Gyokeres, respetivamente, porém, pelo meio, o Rio Ave ainda quis deixar a sua marca no encontro.
Logo após a bola de Bakoulas à trave, eis que André Luiz aproveitou o passe de Clayton para reduzir a diferença para a margem mínima, aos 66 minutos, naquele que foi o tento de honra numa eliminatória já decidida.
Desta forma, restará ao Benfica confirmar a presença na final do Jamor, após a goleada alcançada frente ao Tirsense na primeira mão (0-5), sendo que o segundo duelo disputa-se, esta quarta-feira, no Estádio da Luz.
Leia Também: Rui Borges com grande novidade. Eis os onzes para o Rio Ave-Sporting
Onzes
Rio Ave: Cezary Miszta, João Tomé, Andreas Ndoj, Panzo, Vrousai, João Novais, Demir Tiknaz, João Graça, Brandon Aguilera, André Luiz e Clayton Silva.
Sporting: Rui Silva, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Iván Fresneda, Zeno Debast, Morten Hjulmand, Matheus Reis, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres.
Antevisão
Três semanas após o jogo em Alvalade (2-0), Rio Ave e Sporting preparam-se para voltar a medir forças nas 'meias' da Taça de Portugal, esta terça-feira, numa segunda mão em que será conhecido o primeiro finalista do Jamor. Benfica e Tirsense disputarão a outra vaga já esta quarta-feira.
Com o estatuto de líder na I Liga (em partilha com o rival da Luz), os campeões nacionais deslocam-se até à Mata Real, casa emprestada aos vilacondenses até ao final da temporada, para tentar repetir a presença na final da temporada passada, perdida para o FC Porto, que conquistou as últimas três edições.
Já a equipa de Petit, que deu um 'pontapé' na crise, ao somar pontos nos últimos dois jogos, ainda não sabe o que é vencer no seu novo reduto temporário, precisando de dar a volta a uma desvantagem de dois golos para voltar à final da Taça, onde já não chega desde 2013/14, quando perdeu frente ao Benfica.
Vale a pena recordar que o Sporting já não conquista a prova-rainha portuguesa desde 2018/19, quando derrotou o FC Porto nas grandes penalidades (5-4), após um empate (2-2), pelo que esse é um 'jejum' que Rui Borges quererá quebrar em Alvalade, enquanto tenta alcançar o bicampeonato.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental) desta terça-feira, com arbitragem de Hélder Carvalho, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Gyokeres descansa? Eis o onze provável do Sporting frente ao Rio Ave