Lucros da Semapa caíram 4,8% para 232,7 milhões em 2024

A Semapa registou, no ano passado, resultados líquidos atribuíveis a acionistas de 232,7 milhões de euros, uma redução de 4,8% em relação a 2023, segundo um comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Notícia

© Lusa

Lusa
21/02/2025 20:25 ‧ ontem por Lusa

Economia

cmvm

No comunicado, a empresa deu ainda conta de que "o volume de negócios consolidado do Grupo Semapa em 2024 foi de 2.849,4 milhões de euros", um aumento de 5,3% face ao período homólogo.

 

"No período em análise, foram gerados 2.088,3 milhões de euros na Navigator (pasta e papel), 701,8 milhões de euros na Secil (cimento) e 60,5 milhões de euros nos outros negócios", indicou a empresa.

Segundo a Semapa, "as exportações e vendas no exterior no mesmo período ascenderam a 2.144,7 milhões de euros, o que representa 75,3% do volume de negócios".

O EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) totalizou 702,7 milhões de euros, crescendo 4,6% em termos homólogos.

O aumento do EBITDA foi impulsionado pela "performance positiva da Navigator (+9,0%) e da Secil (+3,9%), a compensar o desempenho de outros negócios", referiu o grupo, indicando que, "na Navigator, a redução significativa dos custos variáveis em conjunto com a gestão dos preços de papel, nomeadamente nos segmentos de maior valor acrescentado, ofereceu uma proteção adicional aos resultados".

Já no segmento de cimento, "a evolução positiva do EBITDA resultou da contribuição dos negócios em Portugal, Brasil e Tunísia, que permitiu contrabalançar a performance negativa do negócio no Líbano".

A Semapa realçou que, no final de 2024, a sua "dívida líquida remunerada consolidada atingiu 1.091,7 milhões de euros, superior em 79,7 milhões de euros relativamente ao final de 2023 o que demonstra a forte geração de caixa do grupo, tendo em conta o período recente de forte investimento".

O grupo informou que investiu em 2024 "um valor total de 541 milhões de euros, dos quais 190 milhões de euros em investimentos em participações financeiras, prosseguindo a execução dos planos estratégicos das diferentes subsidiárias".

A empresa destacou a entrada da Navigator e do grupo Semapa "com unidades industriais numa nova geografia, Reino Unido, através da conclusão com sucesso da aquisição da Accrol Group Holdings plc a 24 de maio, agora denominada Navigator Tissue UK".

Já o "investimento em ativos fixos ascendeu a 351 milhões de euros no final do ano", face a 263 milhões de euros no período homólogo, destacando-se a Navigator com 241 milhões de euros" e a Secil com 92 milhões de euros".

Além disso, "na ETSA foi dada continuidade ao investimento na construção de uma nova unidade fabril em Coruche na qual se pretende produzir uma gama de produtos substancialmente mais 'premium' do que a gama atual, designada ETSA ProHy, fruto de um forte investimento em inovação; na Triangle's prosseguiu-se com a execução do aumento da capacidade de produção altamente automatizada de quadros para e-bikes".

Tendo em conta estes resultados, o Conselho de Administração da Semapa anunciou que irá propor à assembleia-geral de acionistas "uma distribuição de dividendos às ações em circulação, relativa a 2024, no montante de 0,626 euros por ação, a que correspondente a um valor total de aproximadamente 50,0 milhões de euros, igual ao distribuído relativamente a 2023".

[Notícia atualizada às 20h37]

Leia Também: Ações da Alibaba sobem quase 13% após grupo relatar aumento dos lucros

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas