Em janeiro, o Governo aprovou um pacote de 30 medidas de simplificação fiscal para cidadãos e empresas. Uma das medidas estava relacionada com o prazo de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC). Contudo, o prazo para pagar o IUC "não muda para já".
"Embora o pacote de medidas anunciado em janeiro incluísse alterações às datas de pagamento do imposto único de circulação (IUC), o diploma publicado em março ainda não passou a prever a possibilidade de esse pagamento ser feito em duas tranches, em fevereiro e em outubro, em vez de ser feito até ao final do mês de matrícula do veículo", lembra a DECO PROTeste.
A medida aprovada em janeiro, recorde-se, previa que o imposto, conhecido popularmente como 'selo do carro', deixaria de ter a obrigatoriedade de ser pago no mês da matrícula do veículo e ganhava uma data única para todos os proprietários.
O Governo decidiu estabelecer um mês para o pagamento do IUC, caso fosse até 100 euros, que seria em fevereiro. Porém, se o valor do IUC fosse superior a 100 euros, o pagamento seria feito em duas prestações, de igual montante, pagas em fevereiro e outubro.
Deste modo, o pagamento do IUC continua a ser feito até ao final do mês de matrícula do veículo.
Leia Também: Regularizar impostos de quem morreu "é obrigação dos herdeiros". E o IRS?