Se quer poupar deve mesmo conhecer estas três aplicações (são seguras)

Fique a par.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
24/04/2025 08:37 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Economia

Poupança

Se quer poupar, saiba que há aplicações que podem ajudar neste processo, mas é necessário que sejam seguras. Nesta senda, a DECO PROteste avaliou as funcionalidades e os requisitos de segurança de três apps gratuitas - conheça-as. 

 

"As aplicações móveis, no geral, necessitam de aceder a dados sensíveis para funcionar, sendo que os utilizadores têm de lhes dar permissão para tal. (...) Ao descarregar uma app para o smartphone, é importante que conceda somente as permissões estritamente necessárias para o seu funcionamento. Na sua análise a estas três aplicações a DECO PROteste não encontrou evidências de que estas três aplicações partilhem dados sensíveis dos utilizadores com terceiros", aponta a organização de defesa do consumidor. 

Três aplicações para poupar

1 - Money Manager

"Esta aplicação cria gráficos e análises detalhadas com base nas despesas e receitas inseridas pelos utilizadores. Atualmente, não oferece integração automática com bancos portugueses, o que significa que os utilizadores têm de inserir manualmente na app as suas transações financeiras.

No que se refere à segurança face a ataques informáticos, a Money Manager é a única que permite a exportação de dados através de métodos externos, como folhas de cálculo, o que protege a informação dos utilizadores, em detrimento da funcionalidade de sincronização, comum às outras duas aplicações."

2 - Toshl Finance

"Com gráficos apelativos e categorização de despesas, a Toshl Finance permite sincronizar automaticamente as contas bancárias, os cartões de crédito e outros serviços financeiros do utilizador. No entanto, esta funcionalidade só está disponível no plano premium, com um custo de 19 euros por ano. Se pretender subscrever esta versão, verifique antes se o seu banco é suportado pela aplicação.

A aplicação apresenta um fluxo financeiro (do mês em causa ou de um período mais alargado), que permite ao utilizador reconhecer o percurso que o dinheiro faz a partir do momento em que entra na conta. Permite ainda importar os dados que tenha introduzido numa app anterior, ou gravado em Excel."

3 - Gastos – Gestor de orçamento

"A app Gastos – Gestor de Orçamento (Android) ou Gestor de Orçamento e Despesas (iOS) é uma aplicação gratuita com uma interface simples e intuitiva. A aplicação cria gráficos, mostrando padrões de gastos, ou relatórios detalhados para cada período ou categoria. Além disso, permite ativar lembretes de pagamentos ou rendimentos regulares (prestações de crédito e outros pagamentos, reembolsos de dívidas, vencimento de juros, etc.). Mostra também taxas de câmbio em tempo real, o que é particularmente útil em viagem.  

Das três apps analisadas, a Gastos – Gestor de Orçamento (para Android) ou Gestor de Orçamento e Despesas (para iPhone) é a única totalmente gratuita, cumprindo bem a sua função, embora com menos funcionalidades do que as concorrentes."

Depois de instalar... cuidados a ter

"Para instalar qualquer uma destas apps, aceda à Play Store, se tiver um smartphone com sistema Android, ou à App Store, se tiver um iPhone. Depois disso, tenha o cuidado de atualizar a aplicação regularmente, não só para melhorar a sua performance, mas também para corrigir eventuais falhas de segurança", recomenda a DECO PROTeste. 

E mais: "Para maior proteção, opte sempre por aplicações desenvolvidas por empresas conhecidas e com boas avaliações de utilizadores. Prefira as que oferecem autenticação forte (autenticação de dois fatores, por exemplo) para se defender de acessos não autorizados".

Além disso, "não aceda à aplicação através de redes de internet públicas, pois são mais vulneráveis a ciberataques".

Leia Também: Ir ao supermercado encareceu esta semana e um produto disparou 20%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas