Às 18 horas (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1256 dólares, quando na segunda-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1236 dólares.
O euro também subiu face à libra e ao iene.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1241 dólares.
Os ministros das Finanças do G7 reúnem-se no Canadá a partir de hoje, com Kyiv como convidado especial, anunciando discussões sobre a guerra com a Rússia, depois de a conversa entre Trump e Putin ter terminado sem progressos.
Nesta reunião, outro conflito, o comercial, estará também na mente de todos os participantes.
Num artigo do próximo Relatório de Estabilidade Financeira, publicado hoje, os economistas do BCE pedem uma resposta política rápida e coordenada na zona euro contra a guerra comercial dos Estados Unidos para evitar que esta ponha em risco a estabilidade financeira e o crescimento.
Dados divulgados hoje pela Comissão Europeia revelam que a confiança dos consumidores melhorou na zona euro e na União Europeia (UE) em maio, revertendo parcialmente as perdas significativas do mês anterior, mas o efeito nas taxas de câmbio foi reduzido.
Alguns comentários dos membros da Reserva Federal (Fed) ajudaram a conter a venda do dólar desencadeada com a perda do 'rating' de triplo A à dívida norte-americana.
Na sexta-feira e pela primeira vez, a agência de notação financeira Moody's retirou a sua nota máxima aos EUA, degradando-a para AA1, atribuindo-a sua preocupação com a dívida federal.
A Moody's juntou-se, assim, à Standard and Poor's e à Fitch que tinham feito o mesmo, respetivamente, em 2011 e 2023.
O presidente do Banco da Reserva Federal de Atlanta, Raphael Bostic, disse numa entrevista à Bloomberg TV que a Reserva Federal levará algum tempo antes de baixar as taxas de juro.
Divisas..............hoje..............segunda-feira
Euro/dólar............1,1256...............1,1236
Euro/libra............0,84187..............0,84130
Euro/iene.............163,02...............162,88
Dólar/iene............144,82...............144,96
Leia Também: Cotação do Brent para entrega em julho sobe 0,20% para 65,54 dóalres