Segundo um novo estudo publicado na revista Scientific Reports, a amplitude auditiva acaba por ser mais influenciada pelo sexo do que até pelo avanço da idade. De acordo com as conclusões, as mulheres têm uma audição média de mais dois decibeis do que os homens.
"Queríamos perceber mais detalhadamente quais os fatores que moldam a audição e a diversidade de sensibilidades auditivas e ver como é que a audição se adaptou ao ambiente", começa por dizer Turi King, uma das responsáveis pelo estudo.
"Ficámos surpreendidos ao descobrir que as mulheres tinham dois decibéis a mais de sensibilidade auditiva em todas as populações estudadas, e isso foi responsável pela maioria das variações", continua.
Explicam que tal diferença pode dever-se à exposição a diferentes hormonas e ao desenvolvimento no útero. "Além de terem maior sensibilidade auditiva, as mulheres também apresentam melhor desempenho em testes de audição e perceção da fala, o que indica que os cérebros são mais capazes de processar informação."
Leia Também: Vitamina pouco falada faz muitíssimo bem ao coração e rejuvenesce o corpo