Já vários estudos provaram que o stress crónico pode causar inflamação em todo o corpo e levar a problemas digestivos, insónias, baixa libido e dificuldades de concentração.
Porém, o site Good Housekeeping apresenta cinco dicas úteis e fáceis para que não se deixe afetar tanto pelo stress do dia a dia.
Ora tome nota.
Leia Também: Caminhar todos os dias pode prolongar a sua vida em 11 anos, diz estudo
1 - Faça alongamentos
"Alongar-se relaxa o corpo, mas há evidências de que pode aliviar a mente. Um estudo mostrou que 10 minutos de alongamento lento e consciente podem reduzir a ansiedade. Praticar a respiração profunda enquanto faz isso ajuda a acalmar o sistema nervoso. Comece com a postura de cão, olhando para baixo; inspire e expire e sinta o stress diminuir"
2 - Caminhe ao ar livre
"O simples facto de estar ao ar livre relaxa a mente. Faça uma caminhada rápida de 10 minutos: estudos mostram que pode reduzir a ansiedade e estimular substâncias químicas cerebrais que regulam o humor, como a serotonina, ajudando a induzir a calma".
Leia Também: O sintoma de ansiedade que pode ser mais comum do que pensa
3 - Se puder, cancele algum dos seus compromissos
"Olhe para a sua agenda e encontre algo que possa desmarcar, como um evento que não o deixe empolgado ou uma reunião que não exija a sua participação. Cancele e substitua por... nada!"
4 - Medite com simplicidade
"Meditação é simplesmente uma prática intencional de nos redirecionar para longe dos nossos pensamentos. Concentre-se na respiração e permita que os seus pensamentos e emoções surjam. Depois, observe-os sem julgamentos e deixe-os ir."
5 - Inspire paz
Estudos sugerem que a lavanda pode ser eficaz para aliviar a ansiedade em pessoas com esse transtorno. Coloque algumas gotas do óleo essencial num difusor ou num pano, feche os olhos e inale para sentir os efeitos calmantes".
Leia Também: Anda de mau humor ultimamente? Experimente comer um destes alimentos