"Se as circunstâncias o permitirem, [Ishiba] irá os Estados Unidos entre 06 e 08 de fevereiro e realizará a sua primeira cimeira presencial Japão-Estados Unidos com o Presidente Trump, em Washington", afirmou Yoshimasa Hayashi.
"Através desta visita, esperamos estabelecer uma sólida relação de confiança com a nova Administração norte-americana e elevar a aliança EUA-Japão a um nível superior", acrescentou.
Em novembro, Shigeru Ishiba teve uma breve conversa telefónica com Trump, então Presidente eleito, e ainda terá tentado reunir-se com o líder norte-americano em janeiro, antes da sua posse, mas sem sucesso.
No entanto, Trump convidou Akie Abe, viúva de Shinzo Abe, antigo primeiro-ministro japonês assassinado em 2022, para um jantar privado com Melania Trump na sua residência na Florida, em dezembro.
No mesmo mês, Masayoshi Son, presidente executivo da gigante tecnológica japonesa SoftBank, esteve ao lado de Trump para anunciar um investimento de 100 mil milhões de dólares nos Estados Unidos.
Na semana passada, Shigeru Ishiba enfatizou a importância dos laços estreitos com os Estados Unidos para a estabilidade regional.
Leia Também: Japão sublinha "conquistas históricas" na "diplomacia da paz" de Carter