Ex-secretário-geral da NATO vai ser ministro das Finanças da Noruega

O antigo secretário-geral da Aliança Atlântica Jens Stoltenberg vai regressar ao Governo da Noruega como ministro das Finanças.

Notícia

© THOMAS FURE/NTB/AFP via Getty Images

Lusa
04/02/2025 11:48 ‧ há 2 horas por Lusa

Mundo

NATO

Stoltenberg e o chefe do Executivo norueguês, Gahr Store, estiveram juntos hoje em Oslo na apresentação da nova equipa governativa.

 

Store não se referiu inicialmente ao novo titular da pasta das Finanças mas o próprio Stoltenberg disse estar "profundamente honrado" por ter sido convidado a ajudar a Noruega numa declaração divulgada pela Conferência de Segurança que decorre em Munique, na Alemanha.

 "Tendo analisado cuidadosamente os desafios atuais que enfrentamos, decidi aceitar o pedido do primeiro-ministro Store para ocupar o cargo de ministro das Finanças", afirmou Stoltenberg na mensagem enviada à reunião.

"Regressarei à Conferência de Segurança de Munique e às minhas outras responsabilidades quando terminar o meu mandato. Estou grato pela decisão de me libertar temporariamente das minhas funções enquanto sirvo novamente o meu país", acrescentou Jens Stoltenberg.

O norueguês Jens Stoltenberg liderou a NATO desde 2014, até passar o cargo ao atual secretário-geral Mark Rutte, no início de outubro do ano passado.

Antes de liderar a Aliança Atlântica, Stoltenberg foi primeiro-ministro da Noruega.

O mandato na NATO foi repetidamente prolongado para manter posições depois de a Rússia ter lançado a invasão militar em grande escala contra a Ucrânia em 2022, frustrando os planos de Stoltenberg para assumir a chefia do banco central da Noruega.

Stoltenberg regressa ao Executivo de Oslo depois de a coligação governamental norueguesa se ter dividido na semana passada com a saída do Partido do Centro devido ao processo de regulamentação do mercado energético da União Europeia.

 O atual primeiro-ministro, Jonas Gahr Store, líder do Partido Trabalhista, de centro-esquerda, a que pertence Stoltenberg, ficou assim com vários lugares no Governo para preencher, entre eles o do ministro das Finanças.

O ministro cessante, Trygve Slagsvold Vedum, é líder do Partido do Centro.

Leia Também: Noruega aborda navio com tripulação russa por suspeita de sabotagem

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas