Sinn Féin falta a São Patrício na Casa Branca devido a posição sobre Gaza

Os líderes do Sinn Féin disseram hoje que não vão participar no evento tradicional do Dia de São Patrício no próximo mês na Casa Branca, como protesto contra a posição do presidente Donald Trump sobre Gaza.

Notícia

© Gareth Chaney/PA Images via Getty Images

Lusa
22/02/2025 07:04 ‧ há 9 horas por Lusa

Mundo

Casa Branca

A líder do partido irlandês, Mary Lou McDonald, disse que a posição da administração Trump era "catastroficamente" errada e que, por isso, estava a tomar "uma posição de princípio contra a ameaça de expulsão em massa do povo palestiniano de Gaza".

 

Trump propôs retirar cerca de 2 milhões de palestinianos de Gaza para que os EUA possam possuir e reconstruir o que chamou de "Riviera do Médio Oriente".

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, acolheu favoravelmente a ideia, mas esta foi universalmente rejeitada pelos palestinianos e pelos países árabes, causou preocupação por parte de outros líderes mundiais e colocou em dúvida o cessar-fogo.

"Acompanhei com crescente preocupação o que está a acontecer no terreno em Gaza e na Cisjordânia e, como muitos outros irlandeses, ouvi com horror os apelos do presidente dos Estados Unidos para a expulsão em massa do povo palestiniano das suas casas e a apreensão permanente das terras palestinianas", disse McDonald.

Este boicote foi acompanhado pela primeira-ministra da Irlanda do Norte, Michelle O'Neill, vice-presidente do partido, que disse estar "do lado da humanidade".

O anúncio foi amplamente criticado pelos adversários políticos do Sinn Féin, enquanto o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, disse não ter recebido um convite formal para ir a Washington, mas espera que a reunião aconteça e planeia comparecer.

O Sinn Féin, de centro-esquerda, conquistou uma grande percentagem de lugares no parlamento irlandês nas últimas duas eleições, mas foi excluído de qualquer governo de coligação devido aos seus laços históricos com o Exército Republicano Irlandês durante três décadas de violência na Irlanda do Norte.

O evento na Casa Branca normalmente envolve o primeiro-ministro irlandês, conhecido como taoiseach, a entregar ao presidente uma tigela de trevos Waterford Cystal para o Dia de São Patrício.

No dia de São Patrício ocorre a festa anual, comemorada a 17 de março, em homenagem ao padroeiro da Irlanda, que morreu nesta mesma data no ano de 461.

O Sinn Féin disse que este é o primeiro ano desde o acordo de paz que os seus líderes não viajarão a Washington para os eventos do Dia de São Patrício.

Leia Também: Hamas estranha pedido da Liga Árabe para grupo sair do poder em Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas