O Vaticano divulgou três dos símbolos mais poderosos da identidade do novo Papa Leão XIV: a assinatura, o retrato oficial e o brasão.
O brasão tem, em cima do lado esquerdo, uma flor-de-lis sobre um fundo azul, que simboliza Virgem Maria, enquanto o lado inferior direito exibe o sagrado coração de Jesus, a repousar sobre um livro com fundo creme.
Por baixo do escudo do brasão há um pergaminho com o lema episcopal do sumo pontífice: "In illo uno unum" ("No único Cristo somos um", em português), uma frase de Santo Agostinho retirada do salmo 127 da bíblia que reflete as raízes agostinianas e o empenho de Leão XIV na unidade da Igreja Católica.
O retrato formal, por sua vez, mostra o Papa, de 69 anos, com a mozzetta (capa curta) vermelha, estola bordada, roquete branco e cruz peitoral dourada. Vestes papais tradicionais que apresentam um contraste visual em comparação com o estilo mais simples, escolhido pelo antecessor, o Papa Francisco.
No fundo do retrato está a assinatura pessoal do Papa, que inclui a abreviação "P. P.". Significa "Pastor Pastorum" ("Pastor dos Pastores", em português) e é tradicionalmente utilizada nas assinaturas papais. No entanto, também não era usada por Francisco, que assinava simplesmente como "Franciscus".
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito Papa na quinta-feira, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Leão XIV, que pertence à Ordem de Santo Agostinho e era o prefeito do Dicastério para os Bispos, sucedeu a Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Leia Também: Quase cem mil pessoas na Praça de São Pedro para ouvir o novo Papa. Veja