Derrame de químicos deixa lago e animais tingidos de azul no Brasil

Semirreboque que transportava dois mil litros de corante deslizou contra poste. O motorista não estava no interior do veículo no momento do incidente, que ocorreu pelas 10h30 (hora local).

NotíciaVídeo

© Associação Mata Ciliar

Notícias ao Minuto
16/05/2025 08:44 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

Um semirreboque que transportava dois mil litros de corante colidiu com um poste, na terça-feira, tendo o líquido chegado ao lago do Jardim das Túlipas, em São Paulo, no Brasil. Os químicos tingiram as águas e os animais de azul, muitos dos quais morreram.

 

O motorista não estava no interior do veículo no momento do incidente, que ocorreu pelas 10h30 (hora local) daquele dia, de acordo com o g1.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) deu conta de que o derrame também impactou a via pública, pelo que foram adotadas medidas de emergência para a limpeza e contenção do produto químico, noticiou o Metrópoles.

Equipas do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) disseram ao mesmo meio que o corante continha Tecron, uma substância altamente tóxica. A entidade resgatou vários gansos e patos, aos quais foi administrado carvão ativado.

A Associação Mata Ciliar também resgatou pelo menos três gansos e um pato, que foram sujeitos a processos de desintoxicação.

Centenas de peixes foram encontrados mortos e as autoridades avistaram 11 capivaras, algumas das quais com o focinho “pintado de azul”.

O Ministério Público abriu um inquérito ao caso.

Veja o vídeo.

Leia Também: "Almas gémeas". Casal de idosos morre com 10 horas de diferença no Brasil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas