Um anúncio ao calçado desportivo da Adidas, na Acrópole de Atenas, indignou a Grécia esta sexta-feira e levou o governo a tomar medidas legais por não ter sido concedida nenhuma autorização para o efeito.
Imagens nas redes sociais mostram drones iluminados formando o logotipo e uma sapatilha da Adidas com a colina da Acrópole, património mundial da UNESCO, como pano de fundo.
De acordo com a agência Reuters, a Grécia entrou com uma ação judicial contra a violação de uma lei de proteção do património, sem que tivesse sido pedida qualquer autorização.
Segundo a ministra da Cultura, Lina Mendoni, o espetáculo utilizou a Acrópole para fins comerciais contra uma lei nacional e sem aprovação prévia do governo.
"É como se a Adidas tivesse chutado a Acrópole", disse Mendoni à rádio local Skai. "Já foi aberto um processo contra os responsáveis."
Já a marca garante que "todas as autorizações necessárias foram recebidas e cumpridas". "Nenhuma imagem do monumento da Acrópole foi usada pela Adidas para publicidade ou outros propósitos", assegurou a empresa numa declaração por e-mail.
Greece’s Ministry of Culture will file lawsuits following a drone light show featuring an ADIDAS advertising campaign and the company’s logo. The light show took place on Thursday night.#Acropolis pic.twitter.com/QpwWH0rfZi
— Daphne Tolis (@daphnetoli) May 16, 2025
A Acrópole de Atenas, construída no século V a.C., é um dos monumentos antigos mais visitados do mundo e está na listado como Património Mundial da UNESCO.
Leia Também: Só tem 24 horas para visitar Atenas? Estes cinco 'spots' são obrigatórios