União Europeia quer estabelecer parceria de defesa com a Austrália

A União Europeia indicou que quer estabelecer uma parceria de defesa com a Austrália, numa altura em que o bloco europeu procura moldar uma resposta unida à guerra na Ucrânia e a outras crises globais.

Notícia

© Lusa

Lusa
19/05/2025 06:07 ‧ há 6 horas por Lusa

Mundo

União Europeia

"Consideramo-lo um parceiro estratégico", disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, durante uma reunião, no domingo, em Roma, onde os líderes mundiais participavam na missa inaugural do pontificado de Leão XIV.

 

"Gostaríamos muito de expandir esta parceria estratégica", acrescentou von der Leyen, de acordo com um vídeo publicado nas redes sociais.

"Ficaríamos muito felizes se também pudéssemos desenvolver uma parceria como esta em matéria de segurança e defesa", notou a presidente da Comissão Europeia, referindo-se às "tensões geopolíticas".

Por seu lado, Anthony Albanese disse que a Austrália e a União Europeia vão continuar a "manter-se solidárias com o povo ucraniano".

"Também temos valores partilhados, o que é muito importante no mundo incerto de hoje em dia", disse o primeiro-ministro australiano.

A União Europeia tem tentado estabelecer novos laços de segurança, temendo que os Estados Unidos do novo Presidente Donald Trump se desvinculem da Europa.

Nos últimos meses, o bloco europeu aproximou-se da Índia e assinou acordos de defesa com a Coreia do Sul e o Japão.

Leia Também: Número de mortos nos EUA devido a tempestades sobe para 28

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas