A circulação no Metro do Porto estará interrompida, no próximo fim de semana, entre as estações da Senhora da Hora e Trindade, das 22h00 de sábado, 12 de abril, até às 13h00 de domingo, dia seguinte, devido à empreitada da Linha Rosa. Também neste espaço horário, todas as outras linhas do Metro serão condicionadas, com exceção da Amarela (D).
"A intervenção técnica de conexão do sistema de alimentação elétrica das composições do Metro tem lugar na zona de Francos, obrigando ao condicionamento da operação", justificou o Metro do Porto, num comunicado.
Como alternativa, para "minimizar o impacto", a empresa preparou, em conjunto com a Sociedade Transportes Colectivos do Porto (STCP), outra opção de transporte.
"Os autocarros articulados desta operadora vão circular pelas zonas afetadas pelo corte, estando garantidas paragens em locais próximos de todas as estações abrangidas (Sete Bicas, Viso, Ramalde, Francos, Casa da Música, Carolina Michaelis e Lapa), ligando-as à Senhora da Hora e à Trindade, onde o Metro mantém a operação", anunciou a empresa.
As frequências de passagem dos autocarros da STCP nas estações de Sete Bicas, Viso, Ramalde, Francos, Casa da Música, Carolina Michaelis e Lapa vão variar entre os sete e dez minutos. Já nas estações de Francos, Ramalde e Viso vão acontecer com um espaçamento de 21 minutos.
"Todos os clientes deste serviço alternativo STCP deverem validar os seus títulos Andante no interior dos autocarros. Refira-se que, de acordo com as condições de transporte regulamentares, a bordo dos veículos (quer no Metro, quer na STCP) não é possível transportar animais (excetuando cães de assistência) que não estejam devidamente acomodados num contentor (saco, mochila ou outro) apropriado para tal", acrescentou o Metro do Porto na mesma nota.
Com um custo total que ascende aos 304,7 milhões de euros, a Linha Rosa terá ligação às atuais estações de metro Casa da Música e São Bento, e terá estações intermédias no Hospital de Santo António e Praça da Galiza.
Leia Também: Condutor deixa carro preso nas escadas do metro do Jardim Zoológico