A semana que hoje começa vai trazer muito calor, mas se pensa que é o verão a bater à porta, desengane-se. Nos próximos dias vai também chover e, na Páscoa, pode até nevar.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a subida repentina das temperaturas começa a sentir-se já hoje, 7 de abril, com os termómetros a chegarem aos 24ºC em Braga e aos 23ºC em Leiria e Santarém.
Já Lisboa deverá chegar aos 23ºC de máxima, o Porto aos 18ºC, em Évora aos 22ºC e em Faro aos 21ºC.
O distrito mais fresco será a Guarda, com 17ºC de máxima e 6ºC de mínima.
Para Portugal Continental, o IPMA prevê céu com algumas nuvens, à exceção de Bragança, onde se prevê que o sol brilhe. Já para os Açores e Madeira prevê aguaceiros.
Na terça-feira, 8 de abril, os termómetros vão subir ainda mais, chegando mesmo aos 27ºC em Braga, Viseu, Leiria e Santarém. No Porto deverão subir até aos 26ºC, em Lisboa e Évora até aos 25ºC e em Faro até aos 24ºC. O distrito mais fresco continua a ser a Guarda com 19ºC de máxima e 9ºC de mínima.
O céu vai estar nublado com nuvens altas, enquanto nas regiões autónomas continua a chover.
Para quarta-feira, 9 de abril, o IPMA prevê que o território continental atinja temperaturas dignas de agosto. Braga, Coimbra e Leiria devem chegar aos 29ºC, Viana do Castelo, Porto e Santarém aos 28ºC, Aveiro e Setúbal aos 27ºC.
Em Lisboa a temperatura máxima deverá ser de 25ºC, assim como em Évora e em Faro 24ºC. O céu, por sua vez, continuará nublado, com algumas nuvens.
Para os Açores, o IPMA prevê chuva para todas as ilhas menos Flores e Corvo, com temperaturas a variarem entre os 18ºC de máxima e os 12ºC de mínima. Já na Madeira, onde os aguaceiros continuam, os termómetros deverão subir até aos 21ºC e descer até aos 14ºC.
Apesar do calor do início da semana, a partir de quinta-feira, as temperaturas voltam a baixar e a chuva regressa, um pouco por todo o país.
Segundo os meteorologistas, tudo indica que a semana que antecede à Páscoa seja bem molhada e fresca e há até possibilidade que, na época festiva, neve na Serra da Estrela.
Leia Também: Açores a 'amarelo' até 3.ª-feira por chuva, vento e agitação marítima