Dois portugueses morreram, esta segunda-feira, após uma queda na cordilheira dos Picos da Europa, em Espanha.
De acordo com a publicação espanhola El País, a situação aconteceu por volta do meio-dia, após uma queda na zona de Espolón de los Franceses, na comunidade autónoma de Cantábria, no norte do país.
Os dois alpinistas sofreram uma queda "de uma grande altura", segundo escreve a imprensa espanhola, que dá conta de que os dois estavam a escalar uma zona conhecida como Chalet Real, que faz parte da montanha mais alta da cordilheira.
Segundo o El País, o alerta foi dado através de um 'smartwatch' e de um telemóvel, assim como por parte de uma pessoa que assistiu à queda destes dois alpinistas.
Fallecen 2 escaladores en el Espolón de los Franceses #PicosDeEuropa. Se encontraban en una zona alta cuando han tenido el accidente, sin que los efectivos desplazados al lugar hayan podido hacer otra cosa que certificar su muerte. pic.twitter.com/a4oF8wR0av
— 112 Cantabria (@112Cantabria) April 7, 2025
A nacionalidade dos dois alpinistas foi confirmada ao El País por fontes do governo de Cantábria.
"À chegada do helicóptero do Governo da Cantábria ao local, as vítimas foram localizadas no fundo da pista, para onde foram levados um médico e socorrista", explicaram os serviços de emergência, acrescentando que os óbitos foram declarados no local.
[Notícia atualizada às 18h16]
Leia Também: Três alpinistas morrem em Espanha à passagem da Depressão Martinho