Trata-se do décimo dia de um período de 40 dias, conhecido em chinês como 'chunyun', e que ocorre todos os anos antes, durante e depois do feriado do Ano Novo Lunar, que em 2025 calha entre os dias 28 de janeiro e 04 de fevereiro.
Para responder à elevada procura neste dia que antecede o último fim de semana antes do feriado, o grupo estatal China State Railway Group programou 2.051 comboios suplementares.
Na quinta-feira, o número de passageiros atingiu os 13,168 milhões, um sinal do aumento contínuo das viagens, à medida que o país se prepara para receber o Ano da Serpente, a 29 de janeiro.
Nas cidades de todo o país as ruas já estão iluminadas por lanternas vermelhas e adornadas com recortes de papel para atrair a boa sorte, à medida que as famílias fazem os últimos preparativos e os viajantes enchem as estações e os aeroportos.
Desde o início do 'chunyun', a 14 de janeiro, foram vendidos mais de 297 milhões de bilhetes através da plataforma de compra de bilhetes 12306, segundo o grupo ferroviário estatal.
Os serviços ferroviários regionais tomaram também medidas para garantir um transporte seguro e eficiente, incluindo a criação de comboios noturnos de alta velocidade e a expansão da capacidade em rotas importantes.
Para fazer face a condições meteorológicas adversas, como o frio extremo e a neve, foram ativados planos de emergência e implementadas medidas como a instalação de tapetes antiderrapantes e sinalização de segurança nas estações.
O volume diário de viajantes transfronteiriços também aumentou 9,5% em relação ao ano passado, com 1,85 milhões de pessoas a atravessar as fronteiras chinesas todos os dias, de acordo com a Administração Nacional de Imigração.
Os principais aeroportos, como Pudong em Xangai (leste) e Baiyun em Cantão (sul), registaram fluxos diários de 95.000 e 48.000 passageiros, respetivamente.
"As viagens durante o Festival da primavera [como é conhecido o Ano Novo Lunar] mudaram significativamente na China. Este ano, as viagens inter-regionais atingirão os 9 mil milhões, um número inimaginável há 70 anos", afirmou Wang Xiuchun, diretor-adjunto do Departamento de Serviços de Transportes do Ministério dos Transportes, citado pelo jornal local The Paper.
O transporte em veículos privados domina as deslocações nacionais, com uma estimativa de 7,2 mil milhões de viagens durante o 'chunyun'.
O diretor do Gabinete de Gestão da Rede Rodoviária do Departamento de Autoestradas do Ministério dos Transportes, Hua Lei, disse que para facilitar o tráfego durante o Ano Novo Lunar, foram instaladas novas estações de carregamento para veículos elétricos nas áreas de serviço das autoestradas.
As festividades do Ano Novo Lunar não estão apenas a mobilizar milhões de viajantes, mas também o mercado de consumo na China, onde as pré-vendas de bilheteira para os novos lançamentos de filmes já ultrapassaram os 400 milhões de yuan (52,7 milhões de euros) até 23 de janeiro, informou o Ministério do Comércio.
Os jantares da véspera do Ano Novo Lunar estão a registar uma procura recorde, com o dobro das reservas do ano passado em restaurantes populares de cidades como Pequim e Xangai, segundo a mesma fonte.
Segundo o calendário chinês, que se baseia nos ciclos da lua, o ano novo começa a 29 de janeiro, sob o signo da serpente, um dos doze animais do zodíaco da China.
Trata-se da principal festa das famílias chinesas, equivalente ao natal nos países ocidentais, e para muitos trabalhadores as folgas e feriados concedidos nesta quadra constituem as únicas férias do ano.
Leia Também: Ucrânia. Ex-presidente finlandês defende UE e China nas negociações