CNA alerta para crise no vinho no Douro devido a baixos preços

Os agricultores do Douro estão preocupados quanto à sua capacidade de resistir a mais um ano de dificuldades, com baixos preços pagos à produção e dificuldades no escoamento, alertou a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Notícia

© Shutterstock

Lusa
24/04/2025 15:33 ‧ há 3 horas por Lusa

Economia

Vinicultura

"Depois de um ano em que muitas uvas ficaram por vindimar por não haver a quem as vender, adensam-se as preocupações dos agricultores quanto à sua capacidade de resistir a mais um ano de dificuldades, com falta de escoamento e baixos preços pagos pelas uvas (preços que se mantêm nos mesmos valores de há 25 anos e até inferiores), aumentos brutais dos custos de produção e, sobretudo, um forte desequilíbrio do poder entre a produção, a transformação e o grande comércio exportador", indicou, em comunicado, a CNA.

 

Por outro lado, sublinhou que, perante a aplicação de tarifas sobre as exportações de vinho, nomeadamente para os EUA, "é imperioso" pôr fim às exportações desnecessárias.

A CNA denunciou ainda a insuficiência de medidas de apoio, criticando o que disse ser a propaganda do Governo.

"O Ministério da Agricultura não adotou uma única medida para acudir, diretamente, à situação desesperada dos pequenos viticultores durienses que os pudesse compensar pelas enormes perdas de rendimento", apontou.

De acordo com os agricultores, as regiões vitivinícolas, em particular o Douro, precisam de atenção por parte do Governo, com medidas imediatas e estruturantes, nomeadamente "o fim da liberalização dos direitos de plantação da vinha na União Europeia" e a promoção das exportações.

Leia Também: Baixo Alentejo apresenta candidatura para ser Cidade Europeia do Vinho

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas