Coreia do Norte critica declarações do chefe da diplomacia dos EUA

A Coreia do Norte criticou hoje o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, por este ter descrito o país como um "Estado pária", e avisou que não irá tolerar "qualquer provocação" dos Estados Unidos.

Notícia

© Reuters

Lusa
02/02/2025 23:49 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Marco Rubio

"Nunca toleraremos qualquer provocação dos Estados Unidos" e "tomaremos medidas vigorosas para responder como de costume", afirmou um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, citado pela agência oficial KCNA.

 

Marco Rubio, chefe da diplomacia da administração norte-americana, disse, numa entrevista recente, que a Coreia do Norte e o Irão eram "Estados párias", com os quais era preciso ter atenção quando se tomam decisões sobre diplomacia.

A reação da Coreia do Norte é considerada a primeira crítica à administração do Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump.

O início do segundo mandato de Donald Trump levantava perspetivas sobre a eventual recuperação da diplomacia entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, uma vez que Trump se encontrou com Kim três vezes durante o primeiro mandato (2017-2021).

Os contactos de alto nível terminaram em 2019 devido a disputas sobre as sanções económicas lideradas pelos Estados Unidos contra a Coreia do Norte.

Pyongyang aumentou significativamente as atividades relativas a testes com armas, desde essa altura.

Leia Também: Coreia do Norte divulga fotos de Kim Jong-un em visita a central nuclear

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas