A vítima mortal da colisão entre dois jatos privados no aeroporto de Scottsdale, no Arizona, Estados Unidos, na segunda-feira, foi identificada como sendo um veterano do Corpo de Fuzileiros Navais que esteve no Vietname, antes de se dedicar à carreira de piloto de aeronaves particulares.
Joie Vitosky, de 76 anos, foi a única morte a registar após o incidente que envolveu o jato do cantor norte-americano Vince Neil e um outro que estava estacionado no aeroporto, relata ao The Arizona Republic, acrescentando que houve vários feridos.
"Honestamente, acredito que a razão de os outros passageiros estarem vivos é por causa da forma como ele [Joie Vitosky] lidou com a situação", disse a filha do piloto, Jana Schertzer.
Em entrevista ao jornal local, Schertzer afirmou que o pai já voava há 60 anos, tendo começado a pilotar quando se juntou aos fuzileiros, dizendo também que o pai não ambicionava ter uma carreira como piloto, uma vez que tinha estudado para ser engenheiro antes de entrar no exército.
Quando deixou a marinha, Joie Vitosky teve uma carreira eclética, tendo transportado pessoas como Jesse Jackson, Maureen Reagan e proprietários de empresas de petróleo. A filha do piloto disse também que o pai chegou a voar para recuperar peças para empresas como a FedEx e transportou pessoas que esperavam cirurgias.
"Todos crescemos a fazer viagens, quando podíamos, com o nosso pai, quando avião um assento disponível e os passageiros não se importavam que nós fossemos", apontou Jana Schertzer.
A filha de Vitosky acrescentou ainda que esperava que as pessoas fizessem suposições sobre o pai baseadas na idade. No entanto, frisou que o piloto estava capaz. "Em vez de se reformar e não fazer nada, ele fez o que gostava até ao dia em que morreu", disse.
De recordar que, na segunda-feira, pelas 14h30 (hora local), houve uma colisão entre duas aeronaves no aeroporto de Scottsdale. O jato privado, que pertencia ao cantor norte-americano Vince Nail, pilotado por Joie Vitosky, terá tido problemas no trem de aterragem, segundo as autoridades, e colidiu com um outro jato que estava estacionado
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes está a investigar o incidente.
Leia Também: Pelo menos um morto em colisão entre duas aeronaves nos Estados Unidos