O telemóvel de uma mulher explodiu durante uma viagem de autocarro, na terça-feira, em Guarapari, no Brasil, enquanto a passageira o tinha guardado no bolso das calças. A dona do smartphone tinha pegado no aparelho poucos minutos antes, para consultar as horas, e não identificou qualquer problema.
Apesar do susto, devido à grande quantidade de fumo dentro do autocarro provocada pela explosão, só a dona do telemóvel ficou com ferimentos ligeiros numa das mãos.
Um dos passageiros do autocarro captou o momento em que o interior do veículo ficou coberto de fumo e algumas pessoas começaram a gritar (pode ver o vídeo no topo do texto).
O autocarro teve de ser evacuado por causa do fumo.
"O fogo foi bem baixo, mas houve muito fumo. O motorista teve que abrir as portas, todos saíram e esperaram que o fumo baixasse. Ela disse que trocou a bateria do telemóvel recentemente. Graças a Deus não aconteceu nada de grave", desabafou ao site brasileiro G1 um dos passageiros.
Segundo caso em menos de uma semana
No último sábado houve outro caso semelhante. Uma jovem ficou ferida depois de um telemóvel, que transportava num bolso traseiro das calças, explodir enquanto fazia compras em Anápolis, no Brasil.
O momento foi captado por câmaras de videovigilância de uma loja. O vídeo mostra a explosão, seguida de um incêndio. Desesperada, a jovem começou a correr e foi socorrida por pessoas que estavam nas proximidades.
Sabe-se que o telemóvel desta jovem era um Motorola Moto E32. O G1 entrou em contacto com a marca, mas não obteve resposta.
Como identificar se a bateria do telemóvel está com problemas?
Se o smartphone inchar ou o carregador sobreaquecer enquanto o carrega, tenha cuidado. Podem ser sinais de que o telemóvel está com problemas na bateria.
"A bateria, quando incendeia, geralmente é um processo químico muito rápido e tem esse fator da explosão também. O que acontece muitas vezes é que a bateria tem algum tipo de dano há algum tempo e tem algumas coisas que precisam de ser vistas", explicou ao mesmo jornal brasileiro o especialista em tecnologia Gilberto Sudré.
Leia Também: Pixel 9a. Veja todas as cores novo telemóvel da Google