Rede de importação de cocaína desmantelada em França

Uma rede de importação de cocaína por via marítima foi desmantelada e 800 quilos de droga apreendidos num caso considerado "inédito em França", informou hoje o procurador de Rennes (oeste).

Notícia

© Reuters

Lusa
04/04/2025 23:04 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

França

Na noite de quinta para sexta-feira, "foi lançada uma vasta operação de polícia judiciária nos departamentos de Calvados e Seine-Maritime (noroeste) (...) para deter em flagrante delito os responsáveis pela importação de estupefacientes (cocaína) por 'drop-off'", explicou Frédéric Teillet num comunicado de imprensa.

 

O 'drop-off' consiste em largar pacotes de droga em alto mar, que são depois recuperados por pequenos barcos de pesca, uma forma de atuação "característico dos grupos de criminalidade organizada mais experientes", acrescentou a mesma fonte.

Com a participação de uma centena de polícias, a operação resultou na descoberta de 800 quilos de cocaína a bordo de um barco, um cargueiro que tinha saído do Brasil com destino à cidade holandesa de Amesterdão, segundo o comunicado de imprensa.

O cargueiro foi desviado para o porto de Dunquerque (noroeste de França) e os 22 cidadãos filipinos que seguiam a bordo foram detidos.

Ao mesmo tempo, oito pessoas - seis homens, dos quais três pescadores, e duas mulheres - foram detidas em Tancarville, Le Havre e Ouistreham (noroeste).

O procurador acrescentou que estes detidos estava "um cidadão albanês", indicando que "alguns têm antecedentes criminais relacionados com crimes de pesca, enquanto outros têm condenações por roubo agravado, violência ou tráfico de droga".

"Esta operação excecional é inédita em França em termos de modus operandi descoberto e sem precedentes em termos de mobilização dos meios de todas as forças de segurança interna francesas", afirmou o procurador.

Pela primeira vez foi revelada uma "importação maciça de cocaína através da técnica de 'drop-off', que até à data só tinha resultado no encalhe maciço de mercadorias perdidas nas praias", lê-se no comunicado.

Leia Também: Menino de 5 anos morre após ingerir cocaína. Namorado da mãe detido

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas