Duas pessoas morreram e cinco ficaram feridas, esta quinta-feira, num tiroteio no campus da Universidade Estadual da Florida (FSU, na sigla em inglês), em Tallahassee. A polícia já deteve um suspeito.
Segundo o chefe da polícia da FSU, Jason Trumbower, as duas pessoas que morreram não eram alunos. Além dos feridos, também o atirador foi transportado para o hospital.
O atirador foi identificado como sendo Phoenix Ikner, de 20 anos, disse o xerife do condado de Leon, Walter A. McNeil, numa conferência de imprensa, citada pela CNN. Ikner é filho de uma agente que trabalha no Gabinete do Xerife, revelou ainda.
"Infelizmente, o filho teve acesso a uma das suas armas, que foi uma das encontradas no local", disse McNeil.
Um porta-voz do Tallahassee Memorial Healthcare indicou à mesma estação que um desses pacientes está em estado crítico, enquanto os outros cinco estão em estado grave.
A universidade enviou um alerta aos estudantes para que procurassem abrigo, uma vez que havia um atirador na zona, e todas as aulas foram canceladas. Para o local, foi mobilizada a polícia, incluindo o FBI, bem como os bombeiros e paramédicos.
O Departamento de Polícia de Tallahassee confirmou hoje mais cedo que uma pessoa estava detida por relação com o tiroteio.
O gabinete do Procurador-Geral da Flórida, James Uthmeier, recorreu à rede X para confirmar um tiroteio naquela universidade. Já o governador da Flórida, Ron DeSantis, também se pronunciou na mesma plataforma. "As nossas orações estão com a família da FSU [sigla em inglês de Universidade Estadual da Flórida] e a polícia estadual está a responder ativamente", escreveu.
Na Sala Oval da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse estar a par da situação e lamentou. "É uma pena. Uma coisa horrível", disse Trump. "É horrível que coisas assim aconteçam, e teremos mais a dizer sobre isso mais tarde", acrescentou.
Nas redes sociais estão já a ser partilhados alguns vídeos.
This is a Emergency Message for Florida State University Tallahassee Campus.
— FSU Alert (@FSUAlert) April 17, 2025
Continue to shelter in place. Police have responded to an active shooter call at the Student Union. Stay alert for more information.
Persons in need of immediate emergency ass https://t.co/gEA734rmI0
There is a shooting around the student
— Garrett Harvey (@WeatherGarrett) April 17, 2025
Union. People are running across TN Street pic.twitter.com/B47a4iKJ8h
First responders are on site at FSU pic.twitter.com/ej4nbHMAg4
— Barstool FSU (@FSU_Barstool) April 17, 2025
[Notícia atualizada às 19h32]
Leia Também: Quatro estudantes feridos em tiroteio em escola no Texas. Suspeito detido