DOGE de Musk com acesso a informações confidenciais sobre imigrantes

O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) dos Estados Unidos, chefiado temporariamente por Elon Musk, recebeu autorização para aceder ao sistema de Justiça norte-americano, que contém informações confidenciais sobre imigrantes, informou o Washington Post.

Notícia

© Lusa

Lusa
22/04/2025 06:10 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

EUA

Uma equipa de consultores do DOGE vai ter acesso ao ECAS, um sistema operado pelo Departamento de Justiça que armazena dados sobre imigrantes que interagiram com o sistema de imigração do país, de acordo com documentos obtidos pelo jornal, que divulgou a notícia na segunda-feira.

 

Entre as informações mantidas pelo ECAS podem encontrar-se nomes, endereços, depoimentos em tribunais de imigração e interações com autoridades policiais de imigrantes documentados e indocumentados.

Não é claro quais informações o DOGE espera encontrar neste sistema e como as vai utilizar.

Esta não é a primeira vez que o DOGE procura obter dados confidenciais sobre imigrantes, tendo solicitado, na semana passada, ao Departamento de Segurança Interna informações confidenciais de bancos de dados de saúde pública dos EUA, para ajudar as autoridades de imigração a localizar imigrantes indocumentados.

Em março, uma juíza federal bloqueou temporariamente membros deste departamento de aceder a informações pessoais nos sistemas de administração da Segurança Social.

A ordem judicial está relacionada com a concessão, a dez pessoas afiliadas ao DOGE, de acesso irrestrito aos registos de milhões de pessoas.

As informações contidas nesses registos incluem número da Segurança Social, história clínica, dados sobre a saúde mental pessoal, informações fiscais e da carta de condução, informações das contas bancárias, histórico salarial, endereços residencial e comercial, registos de nascimento e casamento, registos de imigração e/ou naturalização, entre outros.

Leia Também: Mais fugas de informação no Pentágono? Afastados três funcionários

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas