Centro dos EUA com novos alertas de mau tempo após dezenas de mortos

O centro dos Estados Unidos pode ser devastado por mais tornados e tempestades, alertaram esta segunda-feira os meteorologistas enquanto habitantes desde o Texas ao Kentucky recuperam do mau tempo que causou dezenas mortos em quatro dias.

Notícia

© Seth Herald/Reuters

Lusa
19/05/2025 23:28 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

Estados Unidos

O Kentucky foi o estado mais atingido pelas tempestades. Um tornado devastador entre a noite de sexta-feira e o início do dia de sábado danificou centenas de casas, destruiu veículos, deixou muitas pessoas sem casa e matou pelo menos 19 pessoas, a maioria das quais no sudeste do condado de Laurel.

 

O mau tempo fez também sete mortes no Missouri e duas no norte da Virgínia, de acordo com as autoridades norte-americanas citadas pela agência Associated Press (AP).

Em Londres, Kentucky, onde a devastação se concentrou, o pequeno aeroporto tornou-se um centro de limpeza depois de ter sido atingido diretamente por um tornado. As autoridades estão a utilizar o local como base para levar água, comida, fraldas e outros mantimentos à comunidade.

As autoridades do Kansas e do Texas também estavam a avaliar os danos causados pelas tempestades do final do domingo.

Os meteorologistas disseram que os tornados podem atingir hoje o leste do Oklahoma, com o risco de tempestades severas a deslocarem-se para o Alabama, Mississippi e Tennessee na terça-feira, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional.

Na noite de domingo, os meteorologistas emitiram o estado de emergência por tornado para Greensburg, no Kansas, que causou 12 mortos e 90% da cidade destruída por um tornado EF5 (escala Fujita) de 2,4 quilómetros de largura com ventos de 330 quilómetros por hora (km/h).

Os tornados no Kansas também abriram um caminho de 32 quilómetros pelos condados de Stafford e Reno. Embora os danos tenham sido extensos, não foram registados feridos ou mortos.

Em S. Louis (Missouri), a presidente da Câmara, Cara Spencer, disse que cinco pessoas morreram, 38 ficaram feridas e mais de 5.000 casas foram afetadas por um tornado que se deslocou para norte e oeste do centro da cidade na sexta-feira.

A autarca disse que a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) ainda não estava em St. Louis e, embora as autoridades locais, estaduais e federais estivessem a trabalhar para obter os recursos da agência, isso poderia demorar semanas.

Spencer alertou ainda que qualquer pessoa que alegue trabalhar para a FEMA deve ser denunciada à polícia como fraude.

O chefe interino da FEMA, David Richardson, disse na semana passada que planeia transferir a responsabilidade pela recuperação de desastres para os estados este ano como parte de uma transformação em toda a agência e que a FEMA coordenaria a assistência federal "quando considerada necessária".

No Texas, possíveis tornados causaram danos significativos em Mingus e Gordon, a cerca de 112 quilómetros a oeste de Fort Worth.

As escolas foram danificadas e as aulas foram canceladas no resto da semana. Não houve registo de feridos ou mortos.

O mau tempo que durou vários dias ocorreu pouco depois de a administração do presidente Donald Trump ter cortado drasticamente o pessoal dos escritórios do Serviço Meteorológico Nacional, com especialistas externos preocupados sobre como isso afetaria os alertas em desastres como tornados.

Leia Também: Quatro 'tornados' em dois dias. "Estes fenómenos não são assim tão raros"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas