Boniface Mwangi. Ativista queniano de direitos humanos detido na Tanzânia

Um ativista queniano dos direitos humanos foi detido na Tanzânia, onde assistia ao julgamento por traição de um dirigente da oposição, e continua detido, anunciaram hoje a sua mulher e o seu advogado.

Notícia

© Getty Images

Lusa
20/05/2025 11:12 ‧ há 8 horas por Lusa

Mundo

Tanzânia

A mulher de Boniface Mwangi declarou que não conseguiu entrar em contacto com o ativista desde a sua detenção, acrescentando que lhe disseram que "estavam à espera que o Governo da Tanzânia o consultasse e decidisse se o acusava ou se o deportava". Já o seu advogado, Jebra Kambole, confirmou que o ativista queniano e o ugandês, Agather Atuhaire, passaram a noite na esquadra de Dar es Salam, capital económica da Tanzânia.

 

Um grande número de ativistas dos direitos humanos da região deslocou-se na segunda-feira a Dar es Salam, para manifestar a sua solidariedade para com o líder da oposição, Tundu Lissu, que foi acusado de crimes capitais.

Vários ativistas, incluindo a candidata presidencial queniana Martha Karua, que é também a advogada do líder da oposição ugandesa Kizza Besigye, foram impedidos de entrar no país antes da sua última audiência e foram deportados.

A Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, afirmou na segunda-feira que os ativistas estrangeiros não serão autorizados a interferir nos assuntos do país e apelou às suas forças de segurança para proibirem a entrada no país de ativistas estrangeiros que tentem interferir assuntos.

A oposição tanzaniana e as organizações não-governamentais (ONG) de defesa dos direitos humanos denunciam a repressão política do Governo da Presidente, que acusam de recair nas práticas autoritárias do seu antecessor John Magufuli (2015-2021).

O partido Chadema, de Tundu Lissu, foi proibido de participar nas eleições presidenciais e legislativas previstas para outubro no país vizinho de Moçambique, depois de ter apelado a reformas eleitorais.

Leia Também: Tanzânia proíbe estrangeiros de entrarem para "interferir" nos assuntos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas