A Força Aérea Portuguesa recebeu, esta quinta-feira, o quarto helicóptero UH-60 Black Hawk que é destinado ao "combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno".
"Chegou hoje, 3 de abril, à Base Aérea n.º8 (BA8), em Ovar, o quarto helicóptero UH-60 Black Hawk para ser operado pela Força Aérea", lê-se num comunicado enviado às redações, acrescentando que este é o "quarto de nove helicópteros que vão equipar a Esquadra 551 - 'Panteras'".
O meio aéreo foi transportado num KC-390 da Força Aérea Portuguesa, que saiu da Base Aérea n.º 11, em Beja, na passada segunda-feira, em direção a Dothan, Alabama, nos Estados Unidos.
Veja o vídeo acima.
"O regresso já com o helicóptero a bordo, decorreu ontem, tendo como primeiro destino a BA11 e, já hoje, a base final, a BA8, em Ovar, onde ficará sediado. Nas próximas semanas, o helicóptero passará por uma fase de testes até à aceitação final da Força Aérea", pode ler-se.
Quarto helicóptero UH-60 Black Hawk chegou hoje à Base Aérea N.º 8, em Ovar!
— Força Aérea Portuguesa (@fap_pt) April 3, 2025
O helicóptero foi transportado num avião KC-390, da Esquadra 506, desde Dothan, Alabama, nos EUA, com pausa técnica ontem na Base Aérea N.º 11, em Beja, para esta manhã ser entregue à Base Aérea N.º 8. pic.twitter.com/eLHKzNbrLI
Segundo a Força Aérea, "a entrega dos restantes helicópteros está prevista até ao final de 2026".
"Atualmente, os tripulantes da Esquadra 551 encontram-se numa fase de aquisição de qualificações essenciais à operação do meio aéreo e cumprimentos das respetivas missões, prevendo-se que essa fase esteja concluída no próximo ano. De salientar que o combate aéreo de incêndios rurais e a projeção de forças no terreno são missões de extrema exigência, o que obriga a um plano prolongado de treino e de qualificações, que garantam o cumprimento das operações com eficiência e segurança", acrescenta.
A Força Aérea Portuguesa dá ainda conta de que o helicóptero UH-60 Black Hawk "permite o transporte de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2.950 litros por largada", tendo uma "autonomia de 02h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um raio de ação de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h".
No comunicado, a força portuguesa relembra que, em 2018, o "Governo português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição de seis UH-60 Black Hawk, em grande parte financiados com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)", notando que "os primeiros helicópteros foram à Força Aérea em novembro de 2023 e o terceiro em dezembro de 2024".
Por sua vez, em setembro do ano passo, a "Força Aérea assinou o contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios UH-60 Black Hawk, através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º27/2021, de 4 de março, também com verbas do PRR, aumentando assim a frota para nove".
Leia Também: Colômbia anuncia compra de caças suecos para substituir Kfir israelitas