A Liga Portuguesa Contra o Cancro está a realizar rastreios gratuitos de cancro da mama, para mulheres dos 50 aos 69 anos, em Sete-Rios, Lisboa.
Estes rastreios, segundo a Câmara de Lisboa, vão acontecer entre 6 a 25 de maio às segundas-feiras, das 9h50 às 12h50, e entre terças e sextas-feiras das 9h10 às 12h50 e, depois de almoço, entre as 14h00 e as 17h30.
"Este programa é realizado por médicos e técnicos especializados (que observam diariamente um elevado número de utentes e apenas realizam exames da mama, portanto, com foco e atenção constantes neste tipo de observação). Este tipo de rastreio, organizado, é mais eficaz do que o rastreio oportunístico (ou ocasional, não organizado e não monitorizado) pois é gerador de melhores resultados no combate à doença", informa a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Judite Barbosa, uma professora de 52 anos que já fez o rastreio, admitiu que sentiu ansiedade antes do exame, mas alertou para a importância do rastreio.
"Quando falamos com as técnicas, que são extremamente profissionais, prestáveis e amáveis a ansiedade diminui e acaba por desaparecer. Não achei que houvesse qualquer diferença entre estar num consultório, num edifício, ou estar ali", descreveu Judite Barbosa, num testemunho publicado no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Leia Também: Tina Knowles revela que batalhou contra um cancro da mama