Sporting e Benfica partilham a liderança da I Liga de futebol e defrontam-se, a partir das 18h00, no Estádio da Luz, em Lisboa, num jogo que pode ditar o vencedor do campeonato português de futebol.
Habitualmente, para celebrar a conquista do campeonato, os adeptos de ambos os clubes, separados por poucos quilómetros de distância, concentram-se na rotunda do Marquês de Pombal e nos arredores.
Segundo a Câmara Municipal de Lisboa (CML), hoje, a partir das 09h00, haverá reserva de estacionamento na Alameda Edgar Cardoso e Avenida Sidónio Pais e, a partir das 15h00, será fechado o Túnel do Marquês para montagem de um hospital de campanha.
A PSP anunciou "cortes progressivos" em diferentes artérias da capital, com especial incidência para o Marquês de Pombal, onde será montado um recinto para eventuais festejos, pelo que o espaço será fechado e será interdita a circulação a partir das 17h30.
Os condicionamentos de trânsito serão momentâneos, durante a deslocação de equipas e grupos organizados de adeptos, a partir do início da tarde, acrescentou a PSP.
Ainda segundo a polícia, o objetivo é evitar que exista concentração de adeptos dentro ou em redor da rotunda da conhecida praça lisboeta e, apenas no fim da partida, os adeptos do clube que eventualmente vier a sagrar-se campeão poderão entrar no recinto improvisado para as celebrações, caso aconteçam.
Devido a este perímetro de segurança junto ao Marquês de Pombal, definido pela PSP, a CML determinou a restrição do horário de funcionamento, a partir das 17h00, de cerca de 60 restaurantes, cafés, supermercados e diversos estabelecimentos comerciais nas zonas do Marquês de Pombal e do Parque Eduardo VII, nas freguesias de Santo António e Avenidas Novas.
No entanto, a obrigatoriedade de fecho fica sem efeito se após o fim do jogo Benfica-Sporting, pelas 20h00, não haja campeão nacional de futebol.
O Metropolitano de Lisboa também alertou que as estações do Parque, Marquês de Pombal, Avenida e Picoas vão fechar a partir das 17h30 de sábado, face aos eventuais festejos do campeão nacional de futebol, "por razões de segurança e por indicação da PSP".
A PSP recomendou aos adeptos que cheguem ao estádio com a devida antecedência, preferencialmente utilizando a rede de transportes públicos -- comboio, autocarro e metro.
Leia Também: Benfica-Sporting: Agora ou depois? Dérbi na Luz pode decidir o campeão