Estão quase cem mil pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir à primeira oração regina coeli do Papa Leão XIV, avançou a Polícia de Roma, às 12h15 (13h15 em Lisboa). Veja as imagens na galeria no topo do texto.
Perante milhares de fiéis, a partir da varanda onde surgiu pela primeira vez como Papa na última quinta-feira, o sumo pontífice apelou a um "cessar-fogo imediato" na Faixa de Gaza e Ucrânia.
Deixou também uma palavra especial às mães de todo o mundo, uma vez que se assinala, este domingo, o Dia da Mãe em Itália.
"Hoje é o Dia da Mãe, em Itália e noutros países do mundo. Uma saudação querida a todas as mães e uma oração por elas. Feliz dia para todas as mães", desejou o Papa Leão XIV.
Na intervenção, Leão XIV pediu mais "vocações sacerdotais e religiosas", porque "a Igreja tem grande necessidade delas e é importante que os jovens e as jovens encontrem (...) acolhimento, escuta e encorajamento no seu caminho vocacional, e que possam contar com modelos críveis de dedicação generosa a Deus e aos irmãos".
Por isso, Leão XIV evocou o antecessor, Francisco, no "convite a acolher e acompanhar os jovens".
O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito na quinta-feira Papa, após dois dias de conclave, na Cidade do Vaticano, e assumiu o nome de Leão XIV.
Nascido em Chicago, Estados Unidos, o novo Papa tem ascendência espanhola e nacionalidade peruana, e pertence à Ordem de Santo Agostinho, tendo sido bispo de Chiclayo (Peru) e era o Prefeito do Dicastério para os Bispos.
Leão XIV sucedeu ao Papa Francisco, que morreu em 21 de abril, aos 88 anos.
Leia Também: Papa Leão XIV surge de surpresa à entrada do Palácio do Santo Ofício