São portugueses? Que língua falam? Quem são os motoristas do TVDE

Há mais de 37 mil motoristas de TVDE em Portugal.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
04/04/2025 10:38 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Economia

Transportes

Com um mês de funcionamento, a plataforma de dados dos veículos TVDE (transporte rodoviário individual de passageiros em veículos descaracterizados)  permite já traçar um retrato do setor em Portugal. Afinal, quem são os motoristas? 

 

"O conhecimento do setor do TVDE em Portugal é agora mais aprofundado e demonstra que, em março de 2025, estiveram ativos 37.495 motoristas. Desses, 37.495 (90,1%) pertenciam ao sexo masculino e 3.692 (9,8%) ao feminino. No que diz respeito às idades dos motoristas, mais de metade do total (59,4%) tinham entre 30 e 49 anos de idade, registando-se uma percentagem mais reduzida acima dos 60 anos de idade", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Maior parte são portugueses? Que língua falam?

Em relação ao país de origem dos motoristas ativos no mês de março, "verificou-se grande diversidade, com um total de 98 nacionalidades representadas". A maior parte era de Portugal (52,8% do total), seguindo-se o Brasil (20,6%) e a Índia (10,4%).

"A análise dos dados da plataforma permite concluir que 76,4% dos motoristas ativos em março tinham como língua materna o português", é ainda referido. 

Relativamente aos veículos, no mês passado estiveram ativos 34.447, dos quais quase um terço (32,9%) tem motorização assente em combustíveis alternativos e 66,9% são veículos de combustão. 

Relativamente à idade do parque de veículos, verificou-se que 61,7% do total tinham menos de cinco anos.

Desenvolvida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), pela Uber e pela Bolt, a plataforma "pretende reforçar a integridade de todos os agentes que atuam no setor dos TVDE".

"Esta plataforma conjunta de partilha de dados entre IMT, Uber e Bolt permite-nos conhecer de uma forma mais profunda o setor, com base em dados quantitativos e qualitativos, abrindo caminho a uma supervisão mais informada, dinâmica e robusta, igualmente de grande utilidade no quadro do debate em curso sobre a revisão da legislação do setor TVDE”, refere o presidente do IMT, João Jesus Caetano, citado na mesma nota.

Leia Também: Novas regras: EMEL vai fiscalizar trânsito, 'tuk tuk' vedados em 337 ruas

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas