O ex-presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, considerou este domingo que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma "oportunidade para a União Europeia (UE)" porque obriga a "tomar decisões corajosas para o futuro".
"Donald Trump é uma oportunidade para a UE. Obriga-nos a tomar decisões corajosas para o nosso futuro económico e para a nossa segurança", escreveu na rede social X após ter estado a comentar as eleições legislativas na Alemanha e o seu impacto na UE, na Euronews.
"Estar em negação não é uma opção. É altura de sermos donos do nosso destino", atirou o antecessor de António Costa.
.@realDonaldTrump is a chance for the EU. It forces us to make bold decisions for our economic future and for our security. Being in denial is not an option. Time to be be masters of our destiny. @euronews #Germany #elections #EUsovereignty pic.twitter.com/QyDgvsrRlh
— Charles Michel (@CharlesMichel) February 23, 2025
O envolvimento de Trump com autoridades russas e o seu acordo para retomar laços diplomáticos e a cooperação económica com Moscovo, demonstrados nas últimas semanas, marcaram uma reviravolta dramática na política dos EUA que abalou os líderes na Ucrânia e toda a Europa.
Nos últimos dias, líderes europeus esforçaram-se por estruturar uma resposta às mudanças políticas da administração Trump face à guerra na Ucrânia e criar um mecanismo para continuar a apoiar Kyiv se a ajuda de Washington falhar.
Leia Também: Trump fala de "grande dia para a Alemanha" após vitória conservadora