Os homens solteiros ou numa relação homossexual serão impedidos de ter filhos através de gestação de substituição, também designada como 'barriga de aluguer', na Grécia.
O anúncio foi feito na terça-feira pelo ministro da Justiça, Giorgos Floridis, que indicou que a alteração proposta será apresentada ao parlamento grego em breve. A medida terá como objetivo "eliminar a ambiguidade jurídica sobre o conceito de incapacidade para engravidar".
"Estamos agora a esclarecer inequivocamente que o conceito de incapacidade para engravidar não se refere a uma incapacidade decorrente do sexo", disse Floridis, citado pela agência de notícias The Associated Press (AP).
"Por outras palavras, uma mulher pode ser incapaz de levar uma gravidez quer esteja num casal de homens e mulheres, num casal de mulheres do mesmo sexo ou sozinha", acrescentou.
Sublinhe-se que a Grécia legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em fevereiro do ano passado, sendo o primeiro país de maioria cristã ortodoxa a fazê-lo.
Para além de legalizar a união matrimonial entre duas pessoas do mesmo sexo, a lei permitiu também a adoção de crianças por casais homossexuais.
Leia Também: Alemanha e Grécia condenam prisão "inaceitável" de autarca de Istambul