O refém israelo-americano Edan Alexander já se reencontrou com a família depois de ter sido sequestrado pelo Hamas e ter sido mantido em cativeiro por 584 dias. Foi libertado esta segunda-feira.
No vídeo partilhado nas redes sociais pelo gabinete do primeiro-ministro israelita, é possível ver o jovem de 21 anos, emocionado, a abraçar os pais, Yael e Adi Alexander.
We waited all day for this.
— Aviva Klompas (@AvivaKlompas) May 12, 2025
Edan Alexander hugs his parents for the first time 🥹 pic.twitter.com/CQWL1rzT3b
Horas antes, foi também partilhado o momento em que os pais do ex-refém falaram com ele, pela primeira vez, ao telemóvel: "Tu és forte. Estás protegido. Estás em casa. Vemo-nos em breve. Amo-te".
Redemption of Hostages: Yael Alexander at the initial reception facility during her first phone call with her son, Staff-Sgt. Edan Alexander:
— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) May 12, 2025
"You are strong. You are protected. You are home. We will meet soon. I love you." pic.twitter.com/olmgzJrnUY
Redemption of Hostages
— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) May 12, 2025
Staff-Sgt. Edan Alexander, reunites with his family at the initial reception facility. pic.twitter.com/PDp8uX48ce
Das 251 pessoas raptadas em Israel durante os ataques de 07 de outubro de 2023, 58 continuam detidas em Gaza, 34 das quais foram declaradas mortas pelo exército israelita.
A 07 de outubro de 2023 um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano Hamas em solo israelita causou cerca de 1.200 mortos e o grupo fez mais de duas centenas de reféns. Israel respondeu com ataques sobre Gaza que já causaram mais de 52 mil mortos e uma destruição quase total das infraestruturas do pequeno território, controlado pelo Hamas desde 2007.
Leia Também: Israel confirma libertação do refém Edan Alexander pelo Hamas