O líder do Chega, André Ventura, explicou que a exclusão do deputado Henrique Freitas, eleito pelo círculo eleitoral de Portalegre, das listas do partido às eleições legislativas de maio, se deve a uma "aposta em mais juventude" e é resultado de uma "avaliação pessoal".
"Garantir a harmonia, a unidade do partido e garantir a representatividade dos vários setores profissionais, desde forças de segurança a pensionistas, trabalhadores administrativos e auxiliares para podermos ter uma lista que vença. Vamos a estas eleições para vencer e um resultado que não seja vencer ou liderar o espaço da Direita para nós não será um bom resultado", justificou Ventura, esta segunda-feira, na entrega das listas do partido às eleições legislativas, no Palácio da Justiça, em Lisboa.
O Chega foi o último partido a entregar as listas e sublinhou que os principais objetivos da candidatura são o combate à corrupção, à imigração descontrolada e a "luta" pela segurança e garantia da qualidade de vida.
"Nos debates vamos apostar muito em explicar ao país as razões da nossa candidatura, mas procurei apresentar em Lisboa pessoas representativas do país inteiro", acrescentou o líder do Chega.
Já o deputado do Chega Henrique de Freitas, eleito pelo círculo eleitoral de Portalegre, revelou na sexta-feira que foi excluído das listas de candidatos do partido às eleições legislativas de 18 de maio.
Henrique de Freitas, que também exercia funções de presidente da Comissão Política Distrital de Portalegre do Chega, indicou ainda que apresentou a sua demissão "com efeitos imediatos" e manifestou "enorme desilusão".
O círculo eleitoral de Portalegre é o que elege menos deputados no país, apenas dois, tendo nas últimas eleições sido atribuídos os mandatos a Ricardo Pinheiro (PS) e Henrique de Freitas (Chega), ex-PSD.
De acordo com o mapa-calendário divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) as candidaturas às eleições legislativas antecipadas de 18 de maio devem ser apresentadas até ao 41.º dia anterior à data das eleições, ou seja, esta segunda-feira, ao juiz presidente do tribunal da comarca com sede na capital do círculo eleitoral.
Leia Também: Montenegro volta a afastar entendimentos com Chega e só governa se ganhar