Trump estuda envio de criminosos americanos presos para outros países

O presidente Donald Trump disse hoje que está a estudar a possibilidade de enviar criminosos americanos detidos nos "casos mais graves" para serem encarcerados noutros países.

Notícia

© Lusa

Lusa
04/02/2025 21:48 ‧ há 3 horas por Lusa

Mundo

EUA

A hipótese surge um dia depois de El Salvador se ter oferecido para acolher prisioneiros norte-americanos juntamente com migrantes que se encontram ilegalmente nos EUA e que Trump está a tentar deportar.

 

"Estou apenas a dizer que se tivéssemos o direito legal de o fazer, fá-lo-ia num abrir e fechar de olhos", disse Trump aos jornalistas na Sala Oval, citado pela agência Associated Press (AP).

"Não sei se temos ou não, estamos a analisar isso neste momento", acrescentou.

O secretário de Estado Marco Rubio disse na terça-feira que a oferta de El Salvador para aceitar e prender criminosos americanos violentos levanta questões legais claras, mas descreveu-a como "muito generosa" e disse que o presidente Donald Trump tomará uma decisão sobre se deve avançar com ela.

Rubio chegou a um acordo invulgar com o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, um dia antes, segundo o qual o país centro-americano aceitaria deportados dos EUA de qualquer nacionalidade, incluindo cidadãos americanos e residentes legais que estejam presos por crimes violentos.

"Obviamente, há legalidades envolvidas. Temos uma Constituição", disse hoje Rubio em conferência de imprensa, em San Jose com o pesidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves.

"Mas é uma oferta muito generosa. Nunca ninguém fez uma oferta como esta, para terceirizar, por uma fração do custo, pelo menos alguns dos criminosos mais perigosos e violentos que temos nos Estados Unidos. Mas, obviamente, a administração terá de tomar uma decisão", sublinhou.

Leia Também: Trump assina ordem executiva para retirar os EUA de vários órgãos da ONU

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas