20% à UE e 25% a automóveis: As "tarifas recíprocas" do "generoso" Trump

Donald Trump afirmou que "o dia 2 de abril de 2025 será para sempre recordado como o dia em que a indústria americana renasceu" e anunciou "tarifas recíprocas" a nível mundial, incluindo 20% aos produtos da União Europeia.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
02/04/2025 21:08 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira "tarifas recíprocas" a nível mundial, no que chamou de "dia da libertação". Entre as principais novidades, está uma tarifa de 25% a todos os automóveis fabricados fora do país e a aplicação de uma taxa de 20% à União Europeia (UE), com o republicano a descrever-se como "generoso" por aplicar metade dos 39% aplicados aos produtos norte-americanos.

 

"Hoje temos notícias muito, muito boas. Estão a acontecer muitas coisas boas para o nosso país", começou por referir o presidente norte-americano em conferência de imprensa.

"Este é o Dia da Libertação. O dia 2 de abril de 2025 será para sempre recordado como o dia em que a indústria americana renasceu, o dia em que o destino da América foi recuperado e o dia em que começámos a tornar a América novamente rica", atirou.

Donald Trump afirmou que vai assinar uma "ordem executiva histórica que institui direitos aduaneiros recíprocos para países de todo o mundo". "Isto significa que eles fazem-nos a nós e nós fazemos-lhes a eles. Muito simples. Não há nada mais simples do que isso", acrescentou, frisando que esta a "declaração de independência económica" dos Estados Unidos.

Considerando que os Estados Unidos têm sido "saqueados, pilhados e violados por nações próximas e distantes, amigas e inimigas", Donald Trump lembrou os "cidadãos americanos que trabalham arduamente" e tiveram de "ficar à margem enquanto outras nações enriqueciam e se tornavam poderosas".

"Os nossos contribuintes foram enganados durante mais de 50 anos, mas isso não vai voltar a acontecer", afirmou.

O presidente dos Estados Unidos confirmou uma tarifa de 25% sobre a importação de automóveis já a partir das 00h00 de quinta-feira. "A partir da meia-noite, vamos impor uma tarifa de 25% sobre todos os automóveis fabricados no estrangeiro", anunciou.

Para justificar a sua decisão, Trump explicou que os Estados Unidos impõem "tarifas de 2,5% sobre todos os automóveis fabricados no exterior", enquanto a União Europeia "obriga a pagar mais de 10% e quase 20%". "Os nossos amigos são piores que os nossos inimigos", acusou.

O presidente norte-americano anunciou também uma "tarifa mínima de base" de 10% sobre outros países para "ajudar a reconstruir" a economia dos EUA e mostrou um quadro com as tarifas aplicadas a cada país. Os países da União Europeia (UE) passam a pagar 20%, metade de 39% de barreiras comerciais e não comerciais estimadas.

"Pensamos que a União Europeia é muito amigável, mas eles roubam-nos. É muito triste ver isso. É tão patético; [taxam produtos dos EUA a] 39%, nós vamos cobrar-lhes 20%", frisou Trump.

Para aceder ao mercado norte-americano, os produtos do Japão passam a pagar 24%, os da Índia 26%, de Taiwan 32% e do Vietname 46%. Ao Reino Unido e Brasil passam a ser aplicados 10%, correspondentes ao aplicado aos produtos norte-americanos, disse ainda Trump.

"Chamamos a isto reciprocidade simpática", disse Trump, que frisou que "gostaria" de aplicar "reciprocidade total".

Notícias ao Minuto Tarifas aplicadas pelos Estados Unidos© Chip Somodevilla/Getty Images

Outros países destacados por Trump foram Suíça, Indonésia, Coreia do Sul e África do Sul. Entre os países com maiores tarifas estão o Sri Lanka (44%), o Vietname (46%) e o Camboja (49%).

"Somos generosos, somos bons e cobraremos apenas metade dos impostos que nos foram cobrados", disse, frisando que, assim, "as tarifas não serão totalmente recíprocas". "Eu podia ter feito isso, sim, mas teria sido difícil para muitos países", considerou.

Trump adiantou que não haverá tarifas para empresas que fabriquem produtos nos Estados Unidos. "Não há tarifas se construírem o vosso produto aqui mesmo, na América", disse.

Acreditando que irá receber "em breve" telefonemas de "reis, rainhas e embaixadores" à procura de isenções tarifárias, Trump revelou que irá responder: "Acabem com as vossas próprias tarifas, eliminem as vossas barreiras, não manipulem as vossas moedas... E comecem a comprar dezenas de milhares de milhões de dólares de produtos americanos".

Recorde a conferência de imprensa:

Os direitos aduaneiros específicos de cada país ou bloco económico, como a UE, começarão a ser aplicados a partir de 9 de abril, afirmaram à imprensa funcionários da Casa Branca. Já a tarifa-base de 10% deverá começar a ser aplicada mais cedo, no sábado, 5 de abril.

[Notícia atualizada às 21h58]

Leia Também: Casa Branca diz Musk sairá do governo quando "concluir trabalho incrível"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas