Três jovens, com idades entre os 19 e os 24 anos, foram detidos na quarta-feira por suspeitas de estarem a planear um ataque terrorista semelhante aos ataques de 13 de novembro de 2015, em França.
Segundo a Direção-Geral da Segurança Interna (DGSI) de França, citada pela imprensa local, os jovens foram detidos no norte do país.
Os suspeitos, residentes em Lille e Dunquerque, tencionavam realizar ataques suicidas em locais públicos para "matar o maior número de pessoas".
O alerta às autoridades foi dado por um familiar dos suspeitos, que receava que o grupo pudesse estar prestes a atacar. Durante a investigação, foi possível identificar um jovem de 19 anos já conhecido das autoridades por ameaças.
De acordo com a imprensa francesa, exibiu-se recentemente nas redes sociais com uma arma fictícia, fazendo discursos afiliados ao movimento jihadista.
Durante a busca à sua casa, foi encontrado um colete de fabrico caseiro com bombas ligadas a um dispositivo de disparo.
Recorde-se que os ataques de 13 de novembro de 2015, levados a cabo na sala de espetáculos Bataclan e nas proximidades do Stade de France e reivindicados pelos Estado Islâmico, provocaram 137 mortos - sete dos quais terroristas - e mais de 350 feridos.
O único membro vivo do grupo terrorista responsável pelo ataque, Salah Abdeslam, de 32 anos, foi condenado a prisão perpétua pelo Tribunal Especial de Paris.
Leia Também: Chefe da diplomacia francesa anuncia "nova fase" com a Argélia