O líder da oposição australiana, Peter Dutton, atingiu um operador de câmara na cabeça, acidentalmente, depois de ter dado um chuto numa bola, durante uma ação de campanha em Palmerston, nos arredores de Darwin, no sábado.
O incidente ocorreu quando um dos operadores de câmara no local se colocou noutra posição, por forma a captar o jogo entre Dutton e as crianças.
“É o seu ponto de vista exclusivo, amigo. Tem de se agarrar a ele”, brincou o candidato conservador, após certificar-se de que o trabalhador do Channel 10 estava bem.
O operador de câmara foi assistido no local e Dutton sugeriu comprar-lhe uma cerveja para o compensar.
No mesmo dia, o líder da oposição anunciou que o porto de Darwin voltará a estar sob o controlo do governo australiano, caso seja eleito.
Recorde-se que a Austrália vai a eleições legislativas a 3 de maio, com os temas centrais a serem as alterações climáticas, a energia nuclear e o mercado imobiliário.
A camera man traveling with Peter Dutton’s media scrum has copped a ball to the head and is bleeding from one of Mr Dutton’s kicks. We’re told he’ll be ok. Mr Dutton joked that it’s his “exclusive vision” after. @westaustralian @thenightlyau #auspol pic.twitter.com/nN6FweAZT6
— Caitlyn Rintoul (@caitlynrintoul) April 5, 2025
De acordo com as sondagens, Anthony Albanese está empatado com o conservador Peter Dutton, de 54 anos, que quer reduzir a imigração e reverter a proibição da energia nuclear.
Após quase dez anos na oposição, em que os conservadores australianos governaram o país, o Partido Trabalhista de Anthony Albanese, de centro-esquerda, chegou ao poder em maio de 2022 com uma maioria minoritária de 77 dos 151 deputados e 40 dos 76 senadores.
O governo de Albanese colocou a Austrália no caminho da descarbonização, lançando as bases para um futuro em que as exportações de minério de ferro e carvão deixem de dominar a economia.
O seu lema eleitoral é "Construir o futuro da Austrália", um programa que inclui grandes subsídios para as energias renováveis e a indústria verde.
Em contrapartida, Dutton, cujo lema é "Colocar a Austrália de novo no bom caminho", prometeu eliminar os objetivos de redução das emissões a curto prazo.
Leia Também: Chefe de governo australiano convoca eleições legislativas para 3 de maio