O velório público do Papa Francisco começa esta quarta-feira e até sexta-feira o caixão vai estar na Basílica de São Pedro, onde poderá ser visto pelos milhares de pessoas que foram até Roma para um último adeus ao Santo Padre.
Durante o percurso, o 'vermelho' saltou à vista, já que para além de muitos cardeais que o acompanhavam, também o Papa estava com vestes vermelhas.
Mas porquê?
Segundo explicam as publicações internacionais, a cor vermelha não é 'por acaso', já que é tradicionalmente usada nos funerais dos Papas - e uma das seis cores usadas pela Igreja Católica.
"Um antigo costume bizantino, o vermelho é a cor do luto pelos Papas", explica o especialista John Paul Sonnen, citado pelo g1. "A origem das vestes vermelhas para as exéquias papais deriva, muito provavelmente, de antigas práticas funerárias do [Império Romano do] Oriente, sendo o vermelho habitualmente usado em funerais, um uso histórico e pragmático que foi preservado na Roma papal. O vermelho também é associado aos Apóstolos e à Festa dos Beatos Apóstolos Pedro e Paulo, sendo o Romano Pontífice o primeiro entre os apóstolos", detalha.
O vermelho é associado assim ao sangue dos mártires, tendo, por exemplo, o primeiro Bispo de Roma, sido um mártir. São Pedro, discípulo de Jesus Cristo, pregou em Roma e foi perseguido pelas suas convicções religiosas, tendo sido morto às mãos do Imperador Nero e crucificado. Morreu como mártir e ficou conhecido como o primeiro Bispo de Roma, ou seja, o primeiro Papa.
Leia Também: Vídeo. Homem que tentou matar João Paulo II quer ir a funeral do Papa