O corpo do Papa Francisco, que já se encontra na Basílica de São Pedro e onde permanecerá até ao dia do funeral, está como "morreu", revelou o biógrafo do Sumo Pontífice, Austen Ivereigh.
Em entrevista à BBC, o biógrafo contou ainda que, antigamente, os corpos dos Papas costumavam ser embalsamados. No entanto, hoje em dia, já não é uma prática comum.
Austen Ivereigh afirmou também que alguma coisa terá sido feita ao corpo de Francisco para que seja atrasada a sua decomposição, mas que "Ele está como morreu".
Junto de Francisco, no caixão, foi ainda colocado um saco de moedas cunhadas durante o seu pontificado, uma por cada ano.
O Papa Francisco morreu, na segunda-feira, aos 88 anos. Francisco tornou-se Papa em 2013, depois da renúncia do seu antecessor, Bento XVI, tendo os últimos meses do seu pontificado ficaram marcados pela batalha contra uma pneumonia.
A notícia da sua morte foi dada pelo cardeal camarlengo Kevin Farrell: "Queridos irmãos e irmão, é com profundo pesar que anuncio o falecimento do Papa Francisco".
Francisco, nascido em Buenos Aires, na Argentina, foi o primeiro papa natural da América Latina, tendo assumido o cargo durante 12 anos, num pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia.
De recordar que, no seu testamento, o Papa pediu para ser sepultado em Santa Maria Maggiore, entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, num "túmulo na terra, simples, sem decorações particulares e com uma única inscrição: Franciscus".
Leia Também: Vídeo. Homem que tentou matar João Paulo II quer ir a funeral do Papa