Em 2018, o Papa Francisco teve um encontro comovente com uma criança, numa paróquia de Roma, em Itália.
O menino, Emanuele, chamado a fazer uma questão ao Sumo Pontífice, desatou em lágrimas, sem conseguir falar.
Francisco pediu que se aproximasse, abraçou-o e com ele trocou algumas palavras, que o santo padre pediu autorização para partilhar com o público presente.
Aí, o Papa explicou que o menino, que perdera o pai há pouco tempo, queria saber se este tinha ido para o céu. "Era ateu, mas batizou os quatro filhos e era um bom homem", ter-lhe-á dito a criança.
"Acham que Deus era capaz de deixá-lo ir? De não querer saber dele? Deus abandona os seus filhos? Os seus bons filhos?", questiona o Papa ao público, que perante a sua resposta negativa, olha para Emanuele e lhe diz: "aqui tens a tua resposta".
"Deus está certamente orgulhoso do teu pai. Porque certamente é mais fácil batizar os filhos porque se é crente, do que se não fosse crente. Reza e fala com o teu pai", responde Francisco, no momento que pode ver no vídeo que se segue:
Pues para mí el momento más emotivo del papado de Francisco, que queréis que os diga. Una historia muy sencilla, se trata de Emanuele, un niño que verdaderamente quiere mucho a su padre pic.twitter.com/6FeDiDW2fr
— manuelmartineztoran (@mmtoran) April 21, 2025
Este é apena sum dos muitos momentos comoventes e discursos inspiradores protagonizados pelo homem que inspirou o mundo e que o deixou mais pobre, esta segunda-feira, ais 88 anos.
Leia Também: AO MINUTO: Cardeais reunidos; Sucessor? "Seria maravilhoso" ser português